Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, principalmente dos grupos prioritários, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) iniciou nesta terça-feira, 20, uma estratégia de vacinação contra a Influenza voltada aos colaboradores técnicos-administrativos e assistenciais que atuam na unidade hospitalar. Durante três dias de ação, a meta é imunizar 1.400 profissionais das mais diferentes áreas de atuação.
A vacinação é uma das medidas de prevenção de grande relevância na proteção da doença, além de evitar complicações e casos graves da Influenza. “A vacina vai diminuir a chance do paciente ter uma doença grave. Por exemplo, uma pneumonia por Influenza que, muitas vezes, leva a uma Síndrome Respiratória Aguda Grave. Com a mutação do vírus, é imprescindível que a imunização ocorra de forma anual, em períodos como o que estamos vivenciando agora, para ter uma proteção ainda maior”, enfatizou a médica infectologista do Huse, Manuela Santiago.
A especialista também salientou a importância da vacinação. “A vacina vai ajudar o nosso organismo a se proteger mais e até se recuperar melhor, se houver o contato com esse vírus, reduzindo o número de complicações. Casos prioritários, como dos profissionais da área da saúde, que lidam diariamente com pacientes imunocomprometidos e estão mais suscetíveis, acabam se protegendo e protegendo também aqueles que buscam assistência na unidade hospitalar”, acrescentou.
A meta é vacinar 90% do público-alvo. Até o momento, a cobertura vacinal é de 28,85% em Sergipe. “Achei uma ação muito importante do Huse. Isso traduz um olhar diferenciado para os profissionais de saúde e toda a equipe. Não pensei duas vezes, porque sempre me vacino e estar em nosso ambiente de trabalho facilitou bastante”, comentou a enfermeira Mércia Medeiros.
A acadêmica do curso de Nutrição, Karina Brito, também aprovou a iniciativa. “Estou realizando uma pesquisa na Unidade Pediátrica do Huse. Fiquei sabendo da ação e vim me vacinar. É uma conscientização de todos, porque amplia a prevenção, tanto para nós quanto para os pacientes atendidos”, frisou.
A iniciativa é uma parceria do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) com a diretoria assistencial e a coordenação de Enfermagem da unidade hospitalar.
Mín. 19° Máx. 22°