Sábado, 17 de Maio de 2025
24°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Cidades Olinda Pe

Joanah Flor canta sobre amor em sua nova música, ‘Olhos de Avelã’.

Joanah Flor canta sobre amor em sua nova música, ‘Olhos de Avelã’.

17/05/2025 às 12h18
Por: Redação Fonte: Joanah Flor
Compartilhe:
Joanah Flor canta sobre amor em sua nova música, ‘Olhos de Avelã’.

Joanah Flor canta sobre amor em sua nova música, ‘Olhos de Avelã’.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Pernambucana e olindense, Joanah Flor é cantora, compositora, atriz, comunicadora, arte-educadora, contadora de histórias e educadora social.

Com mais de 25 anos de experiência como artista independente, ela transita entre as mais diversas linguagens e públicos, imprimindo em seus projetos sua marca original e singular. Usando a arte como instrumento de transformação social, Joanah vem despontando como uma voz potente na luta pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+. 

Continua após a publicidade
Anúncio

A pernambucana já se apresentou em importantes palcos como os dos festivais ‘Rec’n’Play’ e ‘Pernambuco Meu País’, além de eventos políticos, como a ‘Conferência Nacional Eleitoral do PT’ e o ‘Prêmio Mulheres das Águas’, no qual interpretou o hino do Brasil, entre outros.

Em 2025, a artista é finalista do ‘Prêmio Profissionais da Mùsica’, na categoria ‘Autora/Nordeste’. Além disso, ela vem se dedicando à produção do álbum ‘Sereia da Maré’, que explora a narrativa do feminino e da ancestralidade. O trabalho tem previsão de lançamento para o final deste ano pelo selo alemão Tropical Diáspora Records.

Com lançamento marcado para 17 de maio - Dia Internacional Contra a LGBTfobia - , o single, com um visualizer, como mensagem de afeto e resistência femininas.

“Olhos de Avelã” foi escrita para ser um presente de aniversário.

Após longos anos passando por dissabores em relações afetivas, a compositora Viviane Oliveira encontrou o verdadeiro amor em sua atual companheira Karícia, a quem conheceu em plena pandemia.

A pandemia que assolou o mundo entre 2020 e 2022 deixou fortes marcas na humanidade. Muitos ficaram marcados pelo luto e dor, no entanto, alguns tiveram a sorte de encontrar, nesse momento tão desacreditado -, a sorte de um novo amor, repleto de companheirismo, entrega e coragem.

É sobre isso que a artista pernambucana Joanah Flor canta em ‘Olhos de Avelã’, música que ganha o mundo pelo selo alemão Tropical Diáspora, acompanhada por um visualizer, no dia 17 de maio, data em que é mundialmente celebrada a luta contra a homofobia. 

Para interpretar a composição feita para a amada, Vivi escolheu a cantora Joanah Flor, sua amiga de longa data.

Os arranjos e a gravação da faixa foram feitos em um único dia, dentro das possibilidades que o momento apresentava, e entregue à aniversariante durante uma celebração intimista.

A intérprete relembra com carinho todo o processo: “Ela fez o aniversário e eu fui cantar morrendo de medo mas, me agarrei à espiritualidade, pensei que era um caso especial e fui. A gente tomou todos os cuidados e foi um momento para fortalecer esses vínculos, tanto de amizade como do amor".

Agora, passados cinco anos, a música ganha o mundo através das plataformas de streaming. Para Joanah, a dimensão das emoções que compõem a faixa - e toda sua história - precisam ser compartilhadas a fim de celebrar a vida após tempos tão sombrios; além de fortalecer as vitórias que a comunidade LGBTQIA+ vem alcançando, como a legalização do casamento civil, reconhecido apenas no ano de 2011 no Brasil.

Aqui, a cantora expõe um lado mais sensível e sutil de sua arte provando que a ternura também funciona como ferramenta de enfrentamento ao medo e preconceito nas relações, sejam elas quais forem: “É um trabalho pra lembrar que a gente passou por um momento tão pesado mas que existe uma retomada hoje de amor, de afeto, de vida, e a gente precisa valorizar isso, os encontros, a nossa vida, a gente ter sobrevivido”. 

Para estrelar o visualizer da faixa, nada mais justo do que ter as ‘donas’ da canção atuando, Viviane e Karícia. O objetivo do vídeo, para além de ilustrar os versos da música, é exaltar o amor e a resistência dessas, e de tantas outras mulheres, “que estão o tempo todo resistindo para amar e poderem estar na sociedade sem serem julgadas”, frisa Joanah. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por JOANAH FLOR (@joanahflor)

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por JOANAH FLOR (@joanahflor)

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por JOANAH FLOR (@joanahflor)

A gravação do vídeo aconteceu em uma ensolarada  manhã de domingo, à beira da Praia dos Milagres, localizada em Olinda, no Espaço do Mar. O roteiro do visualizer é da própria Joanah Flor, que divide  o conceito e direção de arte com a designer Noelle Marão, também responsável pela identidade visual do projeto; captação de imagens, direção de fotografia, edição e montagem por Simon Filmes.

A produção é assinada pela Alternativa Preta. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Olinda - PE
Olinda - PE
Sobre o município Olinda é uma cidade colonial na costa nordeste do Brasil, perto da cidade do Recife. Fundada em 1535 pelos portugueses, foi construída em encostas íngremes e distingue-se pela arquitetura do século XVIII, com igrejas barrocas, conventos, mosteiros e casas de cores vivas. Originalmente um centro da indústria da cana-de-açúcar, é agora conhecida como uma colónia de artistas, com diversas galerias, oficinas e museus.
Caruaru, PE Atualizado às 16h02 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 30°

Dom 24°C 20°C
Seg 25°C 19°C
Ter 21°C 19°C
Qua 26°C 18°C
Qui 24°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio