Representantes da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada) estão participando do treinamento introdutório sobre o uso do GLEAM-i (Global Livestock Environmental Assessment Model – interactive), promovido por especialistas da Divisão de Produção e Saúde Animal (NSA) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). O evento reuniu representantes de diversas instituições com o objetivo de capacitar técnicos para realizar avaliações das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na pecuária.
Durante a programação do evento, que segue até a quinta-feira (8), o engenheiro agrônomo e extensionista rural da Sada, Pedro Armando de Sousa, participou da capacitação, que abordou metodologias e parâmetros técnicos utilizados na ferramenta GLEAM-i, voltada para medir e acompanhar as emissões de GEE provenientes da produção pecuária.
De acordo com Pedro Armando, o uso dessa ferramenta representa um avanço significativo para o planejamento de políticas públicas sustentáveis: “Essa é uma ferramenta que visa adotar metodologias padronizadas para a métrica das emissões de gases de efeito estufa no setor pecuário. Com ela, será possível incorporar essas análises aos projetos financiados pelo Fida e a outras iniciativas de interesse nacional. Estou representando a Sada com o objetivo de fortalecer a capacidade técnica da secretaria na avaliação ambiental da produção agropecuária, contribuindo para uma pecuária mais sustentável e alinhada às diretrizes climáticas internacionais”, destacou o extensionista.
A capacitação também teve como foco o desenvolvimento da capacidade de validação de dados e de gestão de projetos voltados para a mitigação dos impactos ambientais no setor agropecuário, contribuindo diretamente para o cumprimento dos compromissos do Brasil no combate às mudanças climáticas.
Mín. 19° Máx. 31°