A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizou, nesta terça-feira (6), reunião com as secretárias municipais de políticas para as mulheres do Piauí para alinhar estratégias e fortalecer a mobilização em torno da Corrida Contra o Feminicídio, que será realizada em diversos municípios do estado. A reunião reforçou a importância da atuação conjunta entre estado e municípios para o enfrentamento à violência de gênero e valorização da vida das mulheres.
A Sempi entende que a Corrida Contra o Feminicídio é mais do que um ato simbólico. O evento se consolida como uma ação de sensibilização e mobilização social, envolvendo não apenas o esporte, mas também palestras educativas, formações com profissionais da rede de proteção e atividades culturais. Ao ocupar os espaços públicos com esse propósito, o evento promove conscientização e rompe o silêncio que ainda cerca muitas vítimas de violência.
A coordenadora das Organizações de Políticas para Mulheres (OPMs), Louise Soares, destacou o papel da ação articulada. “A Corrida Contra o Feminicídio é um chamado à sociedade. Cada passo que damos nas ruas é um passo contra a violência e em defesa da vida das mulheres. Queremos que todos os municípios transformem essa mobilização em uma política de formação, diálogo e ação concreta”, defende.
Durante a reunião, as gestoras municipais demonstraram grande empenho e compromisso em garantir que a Corrida seja um momento de impacto real em suas comunidades através dos momentos formativos em diálogo sobre a prevenção à violência de gênero.
Em breve, será divulgada a programação oficial das Corridas Contra o Feminicídio nos municípios. Em Teresina, o evento acontecerá no dia 25 de maio, a partir das 5h.
Mín. 19° Máx. 31°