A secretária de Estado das Mulheres (Sempi), Zenaide Lustosa, participou, nesta terça-feira (6), de reunião no Ministério das Mulheres, em Brasília. A pauta central da reunião foi o fortalecimento de políticas públicas direcionadas ao público feminino.
Durante a cerimônia de abertura, as secretárias Fátima Cleide, da Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, e Rosane da Silva, da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados, ressaltaram o papel fundamental da articulação intergovernamental e da participação feminina em instâncias decisórias para a promoção da transformação social.
A assessora do Gabinete da Ministra, Joci Aguiar, liderou a discussão da pauta “Agenda Gênero e Clima”, um tema cada vez mais urgente diante da crise climática e seus impactos diretos na vida das mulheres. Durante a discussão, foram levantadas questões sobre a presença feminina nos espaços de decisão ambiental e a preparação para a COP30, que ocorrerá ainda este ano no Pará.
A secretária Rosane da Silva apresentou ainda, as ações prioritárias da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados. Ela abordou o Movimento pela Igualdade Salarial e o avanço na construção do Plano Nacional de Cuidados. A iniciativa visa garantir que mulheres tenham suporte concreto para conciliar trabalho e vida pessoal, ampliando a autonomia econômica.
A nova ministra das Mulheres Márcia Lopes reforçou o compromisso do Governo Federal com as pautas de equidade de gênero e o empoderamento feminino. O momento foi marcado pela reafirmação da centralidade das mulheres nas políticas públicas.
A reunião discutiu também, a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas!”.
A secretária Zenaide Lustosa enfatizou a necessidade de ações integradas. “Discutimos a pactuação do Plano Nacional de Cuidados com estados e municípios para implementarmos políticas que avancem e consolidem o protagonismo das mulheres na sociedade. Também tratamos do movimento pela igualdade salarial. Outro ponto crucial foi a agenda de gênero e clima, considerando a COP30 no Pará. Essas discussões, com a participação de todas as secretárias estaduais, são essenciais para a consolidação dessas pautas em nossos estados”, finalizou.
Mín. 19° Máx. 31°