Um grupo de estudantes e diretores da Escola Estadual Coronel Zuza Lacerda, no município de Curral Velho, no Sertão paraibano, conheceu o quintal produtivo desenvolvido pelo casal de agricultores familiares Antônio Cristóvão e Dilani Diniz, da Comunidade Rural Antas, onde reside, que recebendo a assistência continuada da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), aumentou a renda mensal.
A proposta da visita foi fazer com que os estudantes pudessem conhecer a vivência com campo. Na ocasião, viram como o casal de agricultores trabalha no cultivo de hortaliças e fruteiras, com um olhar para a preservação ambiental, o desenvolvimento sócio e econômico e políticas públicas. Os estudantes, que na grande maioria não conhecia o sistema de produção de hortaliças, se mostraram surpresos com o quintal produtivo.
O grupo estava acompanhado dos extensionistas da Empaer da região de Itaporanga Valdevino Pereira e Roméria Pereira da Silva que falaram da importância da agricultura familiar, ressaltando que é essencial para garantir o acesso a alimento fresco e saudável, com uma produção diversificada, “especialmente em áreas rurais e para a população em situação de vulnerabilidade”, destacou Roméria.
A visita proporcionou aos estudantes a possibilidade de conhecer uma experiência prática e educativa sobre a agricultura familiar, a produção sustentável de alimentos e saber da importância no Programa Nacional de Aquisição de Alimentação Escolar (PNAE), que garante a aquisição da produção agrícola.
“O casal de agricultores é um exemplo de dedicação e compromisso com a produção agroecológica. Eles mantêm um quintal produtivo diversificado, como o cultivo de hortaliças, frutas, plantas medicinais e a criação de pequenos animais”, informou a extensionista.
Toda a produção de Antônio e Dalani é destinada, em parte, ao abastecimento da merenda escolar da rede estadual, por meio do PNAE, garantindo alimentação saudável e de qualidade para os estudantes do município e do estado.
Durante a visita, os alunos conheceram a rotina da propriedade “considerada produtiva e sustentável”, além de aprender técnicas sobre plantio de hortaliças e outras culturas.
Mín. 19° Máx. 31°