Terça, 01 de Abril de 2025
22°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Ciência e Espaço Ciência e Espaço

Módulo lunar de empresa privada pousa com sucesso na Lua neste domingo.

Módulo lunar de empresa privada pousa com sucesso na Lua neste domingo.

03/03/2025 às 11h38
Por: Redação Fonte: Agência CNN Noticias
Compartilhe:
Animação retrata pouso do Blue Ghost na lua • Firefly Aeroespacial
Animação retrata pouso do Blue Ghost na lua • Firefly Aeroespacial

Módulo lunar de empresa privada pousa com sucesso na Lua neste domingo.

 

Firefly Aeroespacial afirma que fez primeiro pouso comercial totalmente bem-sucedido na Lua.

módulo lunar Blue Ghost, da empresa Firefly Aeroespacial, pousou com sucesso na Lua no início da manhã deste domingo (2)..

Continua após a publicidade
Anúncio

Nas redes sociais, a Firefly afirmou que acabou de se tornar a primeira empresa comercial da história a completar um “pouso totalmente bem-sucedido” na Lua, fazendo referência à missão IM-1, da Intuitive Machines, que, embora tenha sido considerada um sucesso, a espaçonave tombou ao pousar. Ainda assim, a Intuitive Machines conquistou o título de primeira empresa comercial a fazer um pouso suave de uma nave espacial na Lua. A Firefly agora busca se diferenciar com o clarificador “totalmente bem-sucedido”.

Em seu perfil do X (antigo Twitter), a empresa também informou que “este pequeno passo na Lua representa um salto gigante na exploração comercial”, parafraseando o astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar no satélite natural da Terra. Na ocasião, ele disse “um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”.

A corrida para a superfície da Lua está cada vez mais acirrada. Isso acontece por, pelo menos, três motivos:

  • Recursos: a Lua tem minerais e isótopos que são difíceis de encontrar na Terra. Alguns podem ser usados como fonte de energia limpa.
  • Exploração: cientistas acreditam que água em forma de gelo pode estar disponível na Lua.
  • Política: a corrida para a Lua tem relação histórica com a Guerra Fria.

Próximos passos

O módulo carrega dez instrumentos científicos e tecnológicos da Nasa como parte da iniciativa Commercial Lunar Payload Services, ou CLPS, da agência espacial. A iniciativa é parte do programa Artemis mais amplo da Nasa, que visa pousar astronautas na Lua pela primeira vez em mais de 50 anos.

Agora que o Blue Ghost já pousou na Lua, os instrumentos operarão por mais de duas semanas para coletar dados principalmente sobre o subsolo lunar, como poeira e regolito, as rochas soltas e fragmentos minerais que cobrem a superfície do satélite natural.

Além disso, o módulo passará por um eclipse no dia 14 de março, quando a Terra fará uma sombra no local de pouso. Nessa ocasião, a empresa vai registrar imagens do eclipse.

Então capturaremos o pôr do sol lunar em 16 de março e esperamos verificar o fenômeno de levitação de poeira (quando a poeira lunar parece ‘levitar’ acima da superfície) que foi primeiro esboçado pelo último astronauta do Apollo na Lua”, informou Joseph Marlin, engenheiro-chefe adjunto do Blue Ghost.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.