Quinta, 22 de Maio de 2025
21°

Parcialmente nublado

Caruaru, PE

Geral Sergipe

‘Projeto Recria’ do Governo de Sergipe forma duas turmas com 30 internas do Prefem

A iniciativa trabalha a reutilização de lonas de eventos para a confecção de utensílios diversos

22/05/2025 às 15h58
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom Seteem
Fotos: Ascom Seteem

Mais do que ensinar uma nova habilidade, o ‘Projeto Recria’ acrescenta esperança e perspectiva à vida das participantes. Mais duas turmas foram concluídas na manhã desta quinta-feira, 22, desta vez, contemplando 30 internas do Presídio Feminino de Sergipe (Prefem). A ação do Governo de Sergipe, implementada por meio das Secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Comunicação Social (Secom), conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 
 
A capacitação, que integra o Programa Qualifica Sergipe, alia empreendedorismo e consciência ambiental ao dar novo destino às lonas de eventos e painéis publicitários do governo que, do contrário, teriam vida curta. Ao todo, 30 internas da unidade prisional, divididas em duas turmas, receberam a formação em costura e transformaram estes materiais em bolsas, aventais, estojos, nécessaires entre outros produtos. No ato de encerramento, as participantes puderam apresentar, também, dois protótipos de produtos inovadores, para além das ideias propostas pelo curso.
 
De acordo com a Diretora de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, a pasta já está viabilizando juridicamente um meio de comercializar estes produtos e reverter os recursos para as internas por meio de um fundo rotativo. “Estamos muito felizes com esta conclusão. Saímos daqui, hoje, com o sentimento de dever cumprido e elas vão sair com uma qualificação profissionalizante e um certificado com o crivo do Senai, reconhecido por sua excelência”, pontua. 
 
Para a diretora do Prefem, Ednólia Oliveira, é uma realização perceber sonhos que estão se concretizando. “É um momento muito especial. Cada turma que a gente consegue finalizar e formar são sonhos que vão se completando. E a felicidade é imensa, tanto para mim quanto para elas porque é mais uma especialidade que elas vão ter lá fora, isso é muito, muito importante, é mais um conhecimento para todas e fortalece o retorno, o convívio com a família e com a sociedade. Então, fico muito feliz e muito honrada em ter estes parceiros, só tenho a agradecer”, disse Ednólia.
 
A capacitação foi lançada no final do ano passado e teve foco no empreendedorismo e na geração de renda das participantes. A coordenadora pedagógica do Senai, Elaine Cibelle, explicou que foram propostos cinco modelos padrão do curso, mas as participantes criaram mais cinco produtos novos, sendo dois deles com propostas inovadoras de multiuso. “Quero parabenizar as turmas pela participação e persistência e agradecer à parceria. Fomos muito bem acolhidos na unidade e sabemos que há uma equipe nos bastidores atuando para o funcionamento destes cursos”, comenta. 
 
Satisfação
 
A interna A.P.P. foi uma das responsáveis por apresentar o projeto de conclusão de sua turma: uma tenda multiuso para a praia. A partir de uma lona publicitária, elas pensaram e desenvolveram um produto que pode ser usado como tapete, proteção para o sol, organizador e bolsa. Ao final ela comentou sobre a satisfação em fazer parte da ação. “Agradeço pela oportunidade não só minha, como de todas que estão aqui no curso. As pessoas criticam ou vê a gente como um monstro, mas quem nos acolheu aqui tem um coração e um amor de entender que a gente errou, mas somos humanos, a gente errou, mas somos mulheres, a gente quer uma mudança, e só cabe à gente agarrar essa oportunidade”, frisa. 
 
Também concludente, a interna T.R. agradeceu lendo um pequeno discurso que ela escreveu. “Quero agradecer a essas pessoas enviadas por Deus para trazer conhecimento para nós e todo conteúdo desse curso foi de grande importância para nossa imaginação, nos fazendo sentir já como empresárias”, relata. 
 
Preocupação socioambiental
 
Além da capacitação profissionalizante e de todo o conteúdo voltado ao empreendedorismo econômico, visando a reinserção social pelo trabalho, o projeto também carrega uma relevante preocupação ecológica, pois reutiliza material de difícil decomposição na natureza, caso fosse descartado no lixo comum.
 
As aulas aconteceram no espaço da Oficina Odara, projeto interno do Prefem que já possui máquinas de costura e espaço adequado. O Senai ofertou outras máquinas específicas, além da instrutora. A Seteem por meio do Projeto Recria já formou duas outras turmas, na unidade do Senai em Aracaju, cujas participantes puderam comercializar os produtos em eventos realizados pelo governo estadual.

O Projeto também conta com a parceria da Secretaria de Estado de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e apoio do Ministério Público e do Ministério Público do Trabalho. 
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.