Rio Preto, 22 de maio de 2025 – Em resposta à audiência pública realizada nesta quarta-feira (21), na Câmara Municipal, a Prefeitura de São José do Rio Preto reforça seu compromisso com a transparência, o diálogo e o respeito às decisões construídas coletivamente — especialmente no que diz respeito à possível mudança de endereço do Centro Pop.
A eventual mudança do Centro Pop não é uma imposição do Executivo, mas sim uma resposta a uma série de fatores técnicos, sociais e urbanos. A atual localização enfrenta sérias dificuldades operacionais e é alvo de constantes reclamações de comerciantes e trabalhadores do entorno, que relatam prejuízos e insegurança.
O prefeito Coronel Fábio Candido destaca que nenhuma decisão será tomada de forma unilateral.
> “A Prefeitura continuará promovendo audiências públicas, ouvindo a população, as entidades interessadas, o Poder Legislativo e também o Judiciário. Até porque ainda não definimos nada — apenas sugerimos a possibilidade do Boa Vista. Prezamos pelo debate democrático e pela construção de soluções que beneficiem a cidade como um todo”, afirmou.
Além disso, o local será destinado à implantação de um novo equipamento público de extrema importância: a primeira creche para idosos de Rio Preto, junto com uma nova unidade de educação infantil. Ambas as estruturas são inéditas e atenderão diretamente às necessidades dos trabalhadores da região central, que muitas vezes não têm com quem deixar seus filhos ou familiares idosos durante o expediente.
“Inclusive, quero deixar bem claro que foi a Prefeitura quem aumentou as contrapartidas do projeto para que o Assaí realize as obras desses novos equipamentos públicos, com as duas creches — para crianças e idosos”, reforçou o prefeito.
A Prefeitura reitera que a política pública de assistência social continuará centrada na proteção e no acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade, e que a estrutura do Centro Pop será mantida com os mesmos padrões de qualidade, independentemente do novo endereço a ser definido.
“Não se trata de retirar direitos, mas de melhorar a distribuição dos serviços sociais na cidade, com mais eficiência, dignidade, segurança e respeito a todos os envolvidos. Seguiremos ouvindo e ajustando o projeto conforme as necessidades da população”, concluiu o prefeito Fábio Candido.
A Prefeitura de São José do Rio Preto reafirma seu compromisso com o enfrentamento, de forma responsável, digna e estruturada, da realidade das pessoas em situação de rua no município.
Em reunião recente no gabinete, o prefeito Coronel Fábio Candido recebeu representantes do Executivo, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Judiciário para discutir soluções efetivas voltadas a essa pauta sensível. Como resultado, foi instituída, por meio de decreto municipal, uma comissão específica para tratar diretamente do tema.
Nos primeiros meses da atual gestão, mais de 3 mil atendimentos foram realizados no Centro Pop. Também foram fornecidas mais de 28 mil refeições, além de milhares de banhos, lavagens de roupas e outros serviços essenciais. A Administração Municipal reconhece, no entanto, que os desafios ainda são significativos e que é preciso avançar.
O objetivo da Prefeitura vai além do assistencialismo. A proposta é ampliar a oferta de serviços com foco em segurança, dignidade, inclusão e cidadania.
O novo Centro Pop concentrará, em um único espaço, atendimento humanizado, alimentação, acolhimento 24 horas, segurança e encaminhamentos sociais e de saúde. A nova estrutura também contará com atendimento veterinário para os animais de estimação das pessoas em situação de rua.
“Além disso, independentemente da localização do novo Centro Pop, um posto da Guarda Municipal e câmeras de alta tecnologia serão instalados para garantir tranquilidade e segurança a todos”, afirmou o prefeito Fábio Candido.
A Prefeitura segue empenhada na implementação de políticas públicas que assegurem acesso à moradia, saúde mental, tratamento para dependência química, capacitação profissional e oportunidades de trabalho.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto
Mín. 19° Máx. 27°