Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) deu início nesta segunda-feira (19) à programação da Campanha Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a segurança no trânsito, com a realização de ação educativa na BA-522.
A ação contou com a participação de agentes de trânsito da SEMOB, policiais da 10ª CIPM e servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Juntos, eles abordaram condutores para repassar orientações sobre o respeito às leis de trânsito, o uso correto de dispositivos de segurança, como capacete e cinto, e os riscos do uso do celular ao dirigir.
Presente na atividade, o prefeito Eriton Ramos destacou que o objetivo é reduzir o número de sinistros no trânsito. “É um trabalho de conscientização necessário. Todos os anos, muitas pessoas são vítimas de acidentes, e ações como essa ajudam a orientar e alertar a população”, afirmou. O gestor ainda lembrou que atitudes simples, como atravessar a rua com atenção ou respeitar os limites de velocidade, fazem diferença. “Cada orientação pode ser o ponto de partida para uma mudança positiva”, concluiu.
Durante as abordagens, também foram distribuídos panfletos educativos com orientações sobre a temática, entre outras orientações como não realizar ultrapassagens em locais proibidos ou aqueles locais em que não existe uma visibilidade suficiente.
“O trânsito é de responsabilidade de todos nós, do poder público, do condutor e do pedestre. O Maio Amarelo é uma campanha que busca a união de toda a população. Educação no trânsito salva vidas”, afirmou o secretário da pasta, Emerson Nino.
Além das ações educativas, a SEMOB realizará ao longo de todo o mês de maio palestras em escolas municipais.
Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), no Brasil, e desde então ganhou adesão em diversos países. Inspirado pela resolução da ONU que decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011–2020), o mês de maio foi escolhido como referência por ter sido, em 2011, o período em que a organização propôs ações globais para reduzir as mortes no trânsito.
O amarelo simboliza atenção e está presente na sinalização de advertência nas vias. Atualmente, o movimento é adotado em mais de 30 países, envolvendo governos, entidades civis e o setor privado em uma grande corrente de conscientização.
Mín. 20° Máx. 25°