Terça, 20 de Maio de 2025
21°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Cidades Petrolina - PE

“Em três semanas, meu filho já evoluiu mais que em anos”, diz mãe sobre atendimento na Casa Azul

Acolhimento, escuta e desenvolvimento marcam os primeiros 50 dias da unidade especializada de PetrolinaA Casa Azul, unidade da Prefeitura de Petrol...

20/05/2025 às 18h35
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE

Acolhimento, escuta e desenvolvimento marcam os primeiros 50 dias da unidade especializada de Petrolina

A Casa Azul, unidade da Prefeitura de Petrolina voltada ao acolhimento e acompanhamento especializado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), completa 50 dias de funcionamento com mais de 600 atendimentos e resultados já perceptíveis para as famílias. O espaço, que funciona de forma interdisciplinar, tem promovido não apenas o desenvolvimento das crianças, mas também o fortalecimento emocional das famílias.

Entre os estudantes acompanhados está David, de 7 anos, que apresenta autismo com nível 3 de suporte. Segundo sua mãe, Maria Keliny, os avanços em poucas semanas foram significativos. “São apenas três semanas que meu filho está sendo atendido na Casa Azul e já consigo ver uma evolução grande. Ele era agitado, não comia e nem falava. Hoje ele já aceita outros alimentos e fala algumas palavras, coisas que ele não fazia antes. Ele chega em casa pedindo feijão, algo que nunca tinha comido na vida”, relatou emocionada.

Continua após a publicidade
Anúncio

Maria também destacou o impacto do atendimento na sua própria rotina como mãe atípica. “Quando vi a notícia que ia abrir a Casa Azul em Petrolina fiquei muito feliz e torci para que meu filho fosse atendido aqui. Graças a Deus conseguimos. Hoje sou acolhida também. É difícil ser forte sempre, achar forças onde nem sempre temos. Se não fosse a Casa Azul, eu já teria perdido as esperanças, porque eu não via evolução nenhuma. Agora, eu sonho que ele case, tenha filhos, uma profissão”, afirmou.

Desde sua inauguração, a Casa Azul tem funcionado como um espaço de cuidado ampliado, que prepara as crianças para o retorno à escola regular e acolhe as famílias com escuta, orientação e esperança. Com estrutura planejada e uma equipe multiprofissional dedicada, o local já se destaca como uma das iniciativas mais sensíveis e inovadoras da gestão municipal no campo da inclusão.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os atendimentos seguem em expansão e os processos de triagem e inserção estão em andamento, respeitando os critérios técnicos e pedagógicos estabelecidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.