A Prefeitura Municipal de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, promoveu um mutirão para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) no Assentamento Lago Azul, localizado no 2º distrito.
A iniciativa visa ampliar o acesso dos agricultores familiares aos principais programas e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. O CAF é o documento oficial que identifica, qualifica e comprova a atuação na agricultura familiar, sendo porta de entrada para importantes programas como o financiamento para investimentos (PRONAF), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Além disso, o CAF é essencial para acesso a benefícios previdenciários, como a aposentadoria rural, linhas de crédito específicas, Seguro Safra e outros mecanismos de apoio institucional ao produtor rural.
“O CAF é um instrumento fundamental para os homens e mulheres do campo, pois, além da comprovação da atividade e acesso aos programas governamentais, permite que o governo identifique e planeje as políticas públicas direcionadas para a agricultura familiar. Outro ponto importante são as linhas de crédito disponibilizadas por meio do CAF, que fortalecem o desenvolvimento da produção rural. O mutirão de CAF demonstra o compromisso da atual gestão com as políticas públicas que beneficiam os agricultores familiares do nosso município”, comentou o Secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento.
A Prefeitura de Caruaru reforça que novas ações semelhantes continuarão sendo realizadas em outras comunidades rurais, com o objetivo de garantir que todos os produtores tenham acesso aos seus direitos e instrumentos que contribuam para o crescimento sustentável da agricultura local.
Mín. 20° Máx. 25°