A Qualcomm disse nesta segunda-feira (19) que planeja lançar processadores projetados para data centers para alimentar inteligência artificial, que serão vinculados a chips da Nvidia.
As unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia tornaram-se um componente crítico em data centers, usadas para treinar enormes modelos de IA que alimentam aplicativos como chatbots.
Elas costumam ser combinadas com uma unidade central de processamento (CPU) — um mercado dominado pela Intel e AMD.
A Qualcomm anunciou que planeja lançar uma CPU personalizada para o data center, capaz de se conectar às GPUs e ao software da Nvidia.
Uma conexão com a infraestrutura da Nvidia é fundamental para qualquer empresa que pretenda entrar no data center, dada a relevância dos semicondutores da gigante americana de chips para a IA.
O anúncio marca uma reentrada da Qualcomm no mercado de data center depois que esforços anteriores na década passada deram poucos frutos.
Em 2021, a Qualcomm adquiriu a Nuvia, que projeta processadores com base em designs da Arm e tem sido fundamental para os esforços da gigante da tecnologia dos EUA com CPUs para data centers.
O mercado de CPUs para data centers continua altamente competitivo. Grandes empresas de computação em nuvem, como Amazon e Microsoft, já projetam e implementam suas próprias CPUs personalizadas. AMD e Intel também têm forte presença.
Na semana passada, a Qualcomm assinou um memorando de entendimento com a empresa saudita de IA Humain para desenvolver data centers, juntando-se a uma série de empresas de tecnologia americanas que firmam acordos na região. A Humain operará sob o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita.
Entrar no data center faz parte de uma estratégia mais ampla da Qualcomm para diversificar seus negócios, tradicionalmente dominados pelas vendas de processadores e modems para smartphones.
Sob a liderança do CEO Cristiano Amon, a Qualcomm passou a atuar no segmento de chips para carros e também para PCs — um mercado historicamente dominado pela Intel.
Amon disse na segunda-feira, durante uma apresentação na Computex, em Taipei, Taiwan, que agora há mais de 85 projetos de PC à venda ou em desenvolvimento com chips Snapdragon X Series, que foram anunciados pela primeira vez em 2023.
O executivo também disse que a empresa anunciará um novo chip de PC durante sua cúpula anual em setembro.
A Qualcomm está promovendo seus chips como eficientes em termos de energia e capazes de executar processos de IA em um dispositivo, em vez de na nuvem, onde são realizados atualmente.
Algumas das vantagens alardeadas da IA no dispositivo incluem aplicativos de IA mais rápidos e mais segurança, já que os dados não precisam sair do hardware.
Mín. 20° Máx. 25°