Em mais uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Estado em promover Sergipe como um destino turístico atrativo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participou do 8º Encontro de Negócios NewIt, realizado nesta sexta-feira, 16, no Rio de Janeiro. A presença de Sergipe no evento promovido pela Operadora NewIt também foi marcada pela divulgação dos festejos juninos, uma das principais manifestações culturais do estado, por meio da campanha “Sergipe é o País do Forró”, que reúne uma programação extensa e diversificada durante 60 dias, nos meses de junho e julho, na Orla da Atalaia, em Aracaju, e também no interior do estado.
Durante o encontro, que reuniu mais de 650 profissionais do setor do turismo, o estande de Sergipe foi bastante visitado. Ali, os agentes e operadores de viagens receberam diversas informações sobre o destino por meio da distribuição de folheteria. Foram destacadas as potencialidades turísticas do estado, tendo em vista ampliar a visibilidade de Sergipe no cenário turístico nacional, ressaltando-se os inúmeros roteiros, o forte turismo sol e praia, além da gastronomia e da cultura sergipanas.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, afirmou que Sergipe participar do Encontro de Negócios NewIt foi mais uma oportunidade para projetar o estado como um destino turístico autêntico, vibrante e que valoriza suas tradições. “Sem dúvida, estar nesse evento reforça o nosso compromisso com a promoção contínua do destino Sergipe, apresentando não só atrativos turísticos como praias, gastronomia e a hospitalidade sergipana, mas, também, divulgando nossos 60 dias festejos juninos à beira-mar e nos quatro cantos do nosso estado. Queremos que cada visitante se encante com as experiências únicas que só Sergipe pode oferecer”, destacou.
A guia de turismo Loureny Lima, do Rio de Janeiro, esteve no estande de Sergipe e ficou maravilhada com os atrativos apresentados. Ela explicou que rever, via folhetos, os destinos que já conhece reacendeu a lembrança viva de que Sergipe é um estado rico em cultura e belezas naturais. “É muito importante a divulgação dos atrativos turísticos nesse tipo de evento, para que mais pessoas tenham acesso a informações sobre o destino. Sem dúvida, o São João no ‘país do forró’, que traz 60 dias ininterruptos de festa, chamou minha atenção, e acredito que também desperta a curiosidade dos visitantes que vierem ao estande sergipano”, avaliou.
Capacitação
A Setur realizou capacitação para os profissionais em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE). Com o tema “Sergipe é o País do Forró”, a palestra foi ministrada pela turismóloga Naime Melo. A carioca Rosa Antunes foi uma das profissionais participantes da iniciativa.
Com dez anos de experiência no setor turístico, ela trabalhou inicialmente como guia de turismo, e mudou de profissão no ano passado. Agora, como agente de turismo, vai começar a vender diretamente com as operadoras as viagens. “Já estive em Sergipe duas vezes e fiquei apaixonada. A apresentação sobre o estado foi excelente. A palestrante foi nos pontos mais importantes para o turista conhecer Sergipe, desde o Cânion de Xingó até o artesanato sergipano, a cultura e a gastronomia”, ressaltou.
Mín. 19° Máx. 27°