Sábado, 17 de Maio de 2025
20°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Geral MP - BA

MPBA se reúne com o DPT e cria fluxo de atendimento para vítimas indiretas de homicídio

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes Violentos e em Especial Vulnerabilidade (NAVV), estabelec...

16/05/2025 às 18h02
Por: Redação Fonte: MP - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/MP - BA
Foto: Reprodução/MP - BA

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes Violentos e em Especial Vulnerabilidade (NAVV), estabeleceu fluxo para atender vítimas indiretas de homicídios e diretas de tentativas de homicídio que acessam as unidades do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O fluxo foi criado ontem, dia 15, após a coordenadora do NAVV, promotora de Justiça Viviane Chiacchio, reunir-se com o diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, e equipe do órgão que agrega os institutos Médico Legal Nina Rodrigues (IML-NR), de Identificação Pedro Mello (IIPM), de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP) e o Laboratório Central de Polícia Técnica (LCPT).


Durante a reunião, a coordenadora do NAVV, promotora de Justiça Viviane Chiacchio, e os analistas técnicos de Psicologia, Maximiliano Sales, e de Serviço Social, Deiviene Ulhôa, foram conduzidos pelo diretor-geral do IML, Marcelo Giacomini, para conhecer o trabalho realizado pelas profissionais da unidade, especialmente o atendimento às famílias das vítimas no momento do reconhecimento de corpos. Segundo a promotora de Justiça,”o estreitamento de relações entre o NAVV e o DPT é de grande importância para efetivação dos direitos das vítimas, pela centralidade do serviço que os órgãos prestam às pessoas em momentos sensíveis”. A equipe técnica do MPBA também conheceu o psicólogo e a assistente social do IML, profissionais que prestam o atendimento e acolhimento aos familiares das pessoas que perderam a vida de maneira trágica. A coordenadora do NAVV aproveitou a oportunidade para discutir temas relacionados à garantia dos direitos das pessoas vitimizadas, especialmente a necessidade de capacitação aos servidores que prestam atendimento às vítimas de violência sexual e a importância de se evitar a revitimização.

Foto: Reprodução/MP - BA
Foto: Reprodução/MP - BA


Os integrantes do NAVV foram recebidos por Osvaldo Silva, diretor-geral do DPT; Maria Eliza Pires Cardoso, assessora médica da Diretoria do Interior; Jaqueline Rocha Muniz Ferreira assessora técnica da Diretoria Geral; Marcelo Giacomini, diretor do IML; Tatiane Resende, psicóloga do IML; Ionete Nery assistente social do IML; e Daniel Trindade, coordenador do setor de Conservação de Corpos.

Continua após a publicidade
Anúncio


Visita ao Serviço Viver

Foto: Reprodução/MP - BA
Foto: Reprodução/MP - BA
Também ontem, a equipe do NAVV realizou visita institucional ao ‘Serviço Viver’, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), que atende pessoas em situação de violência sexual e está situado no mesmo complexo onde se encontra o IML. De acordo com Viviane Chiacchio, a visita foi realizada com o objetivo de conhecer o equipamento e estabelecer compartilhamento de informações dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes atendidos pelo NAVV e Serviço, que é coordenado por Kátia Telles.

Continua após a publicidade
Anúncio

"A interação entre o NAVV e o Viver é expressão do compromisso com o propósito de que as vítimas, no âmbito do Ministério Público, possam contar com os diferentes serviços disponíveis na rede para que sejam cuidadas em sua integralidade”, afirmou a promotora de Justiça.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.