Com a proximidade do período junino, o Hemocentro do Estado de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), reforça a importância da continuidade da doação voluntária de sangue. Historicamente, nos meses festivos e de férias, o número de doações tende a diminuir, e atualmente os níveis do estoque já estão em alerta, principalmente nos fatores RH negativos.
O Hemocentro de Sergipe realiza captação, coleta, análises sorológicas, testes de compatibilização, fracionamento e distribuição do sangue para a hemorrede de Sergipe. A rede de assistência é formada por 37 unidades de saúde, incluindo o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), hospitais regionais e maternidades.
“Com a proximidade do período junino, em que as pessoas viajam ou vão para festas, precisamos ainda mais de cada doação. Por isso, fazemos um apelo especial para os doadores voluntários de sangue de qualquer tipo sanguíneo, mas reforçamos o chamado para aqueles que possuem os tipos O, A, B e AB negativo”, salientou a superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga Oliveira.
Requisitos para doação
Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, sem qualquer sintoma de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos de idade, e pesar acima de 50 quilos. No dia da doação, o voluntário deve comparecer ao Hemose bem alimentado e portando um documento oficial com foto. Mais informações e agendamentos podem ser realizados pelos telefones (79) 3225-8019 ou (79) 3225-8039.
Mín. 18° Máx. 30°