A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Assistência Farmacêutica (GEAF) e da Rede de Apoio Institucional para Qualificação e Matriciamento dos trabalhadores do SUS com foco na regionalização (Reap Quali PB), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), realizou o segundo ciclo da I Oficina Macrorregional do eixo temático VIII do Reap Quali PB, nesta quarta-feira (14), no auditório Paulo Facin, no campus IV da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Patos.
A oficina está sendo realizada pelo eixo VIII do Reap Quali PB, que é um subprojeto de Apoio Institucional para organização das ações da Assistência Farmacêutica no contexto da Atenção Primária à Saúde e tem como objetivo capacitar farmacêuticos do estado da Paraíba que atuam no SUS, focando em temas relacionados à assistência farmacêutica.
De acordo com a gerente-executiva da Assistência Farmacêutica, Wênia Brito, o chamamento às oficinas foi destinado a todos os gestores municipais da 3ª macrorregião de saúde, bem como os farmacêuticos que hoje atuam nas farmácias de Atenção Primária e Saúde. “Estamos aqui junto com o Conselho Regional de Farmácia (CRF-PB), com o apoio direto do COSEMS-PB (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba), juntamente com os nossos apoiadores e a coordenação direta para proporcionar uma discussão com os municípios sobre a importância da criação das Remumes, que é a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais”, destacou.
Ainda segundo a gerente executiva da Assistência Farmacêutica, o evento também visa ampliar a discussão acerca das insulinas que são dispensadas na Atenção Primária e Saúde, com foco na insulina regular humana e insulina NPH. No período da tarde, acontece o treinamento dos farmacêuticos para a operacionalização do sistema Hórus. “Para que a gente possa fazer um segundo momento, a partir do segundo semestre, de toda a operacionalização do sistema da assistência farmacêutica, por meio do sistema operacional que a gente já tem informatizado, que é o sistema Hórus”, ressaltou.
O evento é voltado para profissionais que trabalham principalmente nas farmácias básicas dos municípios paraibanos, e, nesta quarta, foi realizado para farmacêuticos do SUS da 3ª macrorregião de saúde do Estado. No dia 11 de junho, o ciclo de oficinas será encerrado em Campina Grande para a 2ª macrorregião de saúde.
Mín. 18° Máx. 30°