O município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão sergipano, é conhecido como a ‘Capital do Sertão’. A vocação agropecuária do município fortalece sua economia, e o setor industrial vem ganhando cada vez mais força, impulsionado pela política de incentivos do Governo de Sergipe, através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).
O programa, executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), oferece incentivos fiscais e locacionais para instalação e ampliação de indústrias, fomentando a geração de emprego e renda no interior sergipano.
O PSDI já contribuiu para a atração de 12 indústrias para o Núcleo Industrial de Nossa Senhora da Glória, administrado pela Codise. Em seus projetos, esses empreendimentos projetam investimentos superiores a R$ 127 milhões e a geração de 843 empregos diretos.
As concessões de incentivos do PSDI são avaliadas e realizadas pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), vinculado à Sedetec, após minuciosa análise dos projetos de viabilidade técnica, econômica e financeira das empresas. “Cada região do estado contribui com suas vocações e se beneficia com o crescimento econômico. Nossa Senhora da Glória é reconhecida por sua força no setor agropecuário e desponta como um importante polo industrial, gerando emprego e renda para sua população”, destacou o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.
O diretor-presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, reforçou que o Programa é um instrumento fundamental para a atração de investimentos e fortalecimento do setor industrial no estado. “A Codise está comprometida em continuar trabalhando para que o PSDI seja um catalisador de desenvolvimento, incentivando o progresso e a prosperidade em todas as regiões de Sergipe”, pontuou.
As indústrias que recebem incentivos do PSDI em Nossa Senhora da Glória são: Avelan Móveis, CBL Alimentos (Latimilk e Betânia), Laticínio Santa Maria (Natville), Indústria de Móveis Tubulares (Jometal), J.G. Indústria de Móveis, Estofados e Colchões (Zeep), Santa Bárbara Indústria e Comércio de Bens e Laticínio (Natulact), Black Gold Cosméticos e Estilos Estofados, além de outros empreendimentos recentemente enquadrados.
Destaque dos laticínios
A agropecuária é o setor que mais impulsiona a indústria alimentícia no município, com destaque para a produção e o beneficiamento de leite. Uma das indústrias incentivadas é a Natville, que atua em Sergipe desde 1996. A empresa mantém duas unidades no estado, em Nossa Senhora da Glória e Canindé de São Francisco, além de outra em Alagoas.
Para o diretor geral da Natville, Flávio Dantas, o incentivo fiscal do PSDI, com a redução do ICMS, foi essencial para a competitividade da empresa. "Os incentivos fiscais são fundamentais, condicionando a viabilidade econômica da nossa instalação, produção e comercialização. Sem os benefícios, não haveria a possibilidade de concorrência em nosso segmento", afirmou.
O portfólio da empresa é variado, com produção de bebidas lácteas, leite, manteigas, produtos em pó, queijos e requeijões cremosos. O diretor da empresa afirmou que a produção vai além do mercado sergipano, beneficiado pela infraestrutura logística de transporte do estado. "Nossos produtos são comercializados em todo o Brasil, e a produção mensal da empresa alcança cerca de cinco mil toneladas", acrescentou Flávio.
Expansão de cosméticos
Incentivada pelo PSDI em 2024, a Black Gold Cosméticos é um exemplo da diversificação do núcleo industrial em Nossa Senhora da Glória. Com sede em Minas Gerais, a empresa está em processo de instalação no município sergipano para produção de cosméticos capilares, como alisamentos, máscaras e kits de tratamento.
Segundo o sócio Adeilson Messias, a decisão pela nova instalação foi oriunda dos incentivos fiscal e locacional oferecidos por meio do PSDI. “Escolhemos Sergipe para a instalação da nossa indústria e estamos felizes por receber o suporte do Governo, o que nos permitirá tornar nossa empresa ainda mais competitiva nos mercados nacional e internacional", destacou.
Além da previsão de gerar 15 empregos diretos, a empresa pretende trabalhar com terceirizações, ampliando as oportunidades de trabalho na região. "Estamos certos de que faremos muitas outras histórias, levando Sergipe para o mundo. Esse é o nosso objetivo, e tenho certeza de que nos próximos anos cresceremos de forma muito consistente", completou Adeilson.
Panorama do município
Com uma população de mais de 41 mil habitantes, Nossa Senhora da Glória é o sexto maior município em extensão territorial de Sergipe, com uma área de 758,429 km². A cidade se consolida como referência no alto sertão sergipano, unindo tradição agropecuária e inovação industrial para impulsionar seu crescimento econômico.
Mín. 18° Máx. 30°