Terça, 06 de Maio de 2025
21°

Parcialmente nublado

Caruaru, PE

Geral Sergipe

Secretaria de Estado da Educação realizará oficinas de apropriação dos dados do Saese 2024

Oficinas têm como público-alvo gestores, diretores e técnicos regionais das redes estadual e municipais

06/05/2025 às 15h05
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom Seed
Fotos: Ascom Seed

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional - SEGSAE/CEAVE, realizará oficinas de análise e apropriação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) 2024, nos dias 12, 13 e 16 de maio, com os setores de planejamento das diretorias de educação, interlocutores da avaliação, serviços internos da Seed, técnicos regionais e municipais. Em cada dia, a oficina será direcionada a algumas diretorias e a seus respectivos municípios, conforme cronograma já disponibilizado para os participantes.

As formações ocorrerão em dois espaços: nos dias 12 e 16 de maio, no Auditório Professora Maria Hermínia Caldas, na Seed; e no dia 13, no CEEP José Figueiredo Barreto, no horário das 9h às 13h. O objetivo é analisar os dados de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática e municiar o público-alvo de instrumentos, a fim de que se possam realizar intervenções com um viés pedagógico, em cada rede e escola.

“Será um momento de reflexão e debates a respeito dos dados gerados pela aplicação dos instrumentos avaliativos. O público presente terá a responsabilidade de replicar a oficina em suas bases. Durante o encontro, os técnicos poderão comparar os dados com as edições anteriores, no sentido de observar se os resultados estão ou não avançando em cada etapa de ensino”, destaca a diretora do Ceave, professora Jonielly Cruz.

Continua após a publicidade
Anúncio

Sistema de avaliação

A aplicação com Saese foi realizada no período de 11 a 26 de novembro de 2024 e contou com a participação de 984 escolas, dentre as quais 308 são escolas estaduais dos anos iniciais (1º ao 5º ano), finais (6º ao 9º ano) e médio (1ª e 3ª séries), além de 676 escolas municipais, abrangendo os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Foram aplicados instrumentos avaliativos de Língua Portuguesa e Matemática e de questionários contextuais em todas as etapas de ensino. Para operacionalizar o Saese, o Governo de Sergipe contratou a Fundação Cesgranrio, que organiza, junto à Seed, todo o processo de aplicação dos instrumentais. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Os estudantes responderam a questionários contextuais no dia da aplicação da prova, os quais coletam informações sobre fatores socioeconômicos, formação docente e gestão escolar. Esses dados complementam a avaliação e ajudam a traçar um panorama mais detalhado da educação pública em Sergipe.

Além das provas dos alunos, fazem parte os questionários contextuais respondidos por professores, coordenadores e dirigentes escolares. O objetivo é discutir fatores socioeconômicos e culturais que auxiliem na busca de explicações para os resultados de aprendizagem encontrados. Os cadernos de teste com os itens foram apresentados no formato impresso, e as respostas aos itens e às questões contextuais foram obtidas mediante preenchimento de cartões de respostas para a leitura ótica.

Os dados coletados são essenciais para medir a qualidade da educação ofertada na rede pública estadual. Como política pública de estado, os dados do Saese impactam nas diferentes frentes dos projetos, ações e atividades educacionais. 
 

Josiely Cruz
Josiely Cruz
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.