Uma nova e moderna Estação de Tratamento de Água (ETA) está sendo instalada pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) no município de Santa Helena, no Alto Sertão paraibano. Com capacidade de tratamento de 17 litros por segundo, o equipamento garantirá a segurança hídrica dos cerca de 6 mil moradores do município pelos próximos 20 anos.
De acordo com o gerente da Regional Alto Piranhas, Cleudismar Maciel, a nova ETA encontra-se em fase de montagem e deve começar a operar até setembro, substituindo a atual. Produzida com fibras de vidro - material de alto desempenho mecânico e comprovada resistência à corrosão -, a estação é totalmente automatizada e ampliará a capacidade de tratamento da água bruta captada da Barragem Lagoa do Arroz, no município de Cajazeiras, ajustando-se à demanda atual e futura da população de Santa Helena. Segundo o gestor, o investimento para aquisição e instalação da unidade foi de R$ 2,2 milhões.
“De forma completa, o sistema é composto por: aerador, medição de vazão, calha parshall (mistura rápida), floculação mecânica, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação. Essas unidades podem ser utilizadas conjuntamente com pré e pós tratamentos para remoção específicas, de modo a alcançar a potabilidade prevista em norma. Além disso, todos os processos de tratamento são feitos de forma hidropneumática, com a utilização de sensores, válvulas e conjuntos motobombas totalmente sincronizados para garantir a perfeita operação”, explicou.
Qualidade e satisfação do cliente - Ao todo, a Regional Alto Piranhas conta com 17 ETAs em atividade. Segundo o diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, Thiago Pessoa, a aquisição de uma nova estação para Santa Helena reforça o compromisso da Companhia de abastecer os municípios e as casas do sertão paraibano com água tratada e de qualidade.
“A Cagepa, ao longo dos anos, tem aperfeiçoado cada vez mais os serviços de captação, adução, tratamento e distribuição de água em todo o território do Estado da Paraíba. Os investimentos em Santa Helena fazem parte desse processo de modernização da empresa, que tem como prioridades o controle de qualidade e o atendimento à população. Nosso principal objetivo com a compra e instalação de novas ETAs é justamente garantir a excelência na prestação dos serviços e a satisfação de nossos clientes”, pontuou.
Mín. 19° Máx. 31°