A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS) firmaram uma parceria estratégica para a implementação do Programa Federal Mulheres Mil nas Escolas de Esporte do Estado. A iniciativa visa promover o empoderamento feminino, a empregabilidade e o empreendedorismo por meio da educação e da qualificação profissional.
A proposta, construída a partir de diálogo direto entre a secretária da Seel, Mariana Dantas, e a reitora do IFS, Ruth Sales, prevê a oferta de cursos distintos nas unidades esportivas da Seel. O esforço conjunto é feito para incluir mulheres em situação de vulnerabilidade em um processo formativo que fortaleça a autonomia, gerando novas oportunidades de renda.
“Essa parceria reforça o compromisso do Governo de Sergipe com políticas públicas voltadas para a mulher. Queremos transformar as Escolas de Esporte em verdadeiros centros de inclusão social”, afirmou a secretária Mariana Dantas. Ela destacou ainda que um Termo de Cooperação Técnica será formalizado para definir os detalhes da colaboração com o IFS.
Um dos diferenciais da ação está no legado estrutural deixado às instituições participantes. Os laboratórios de informática montados para os cursos, por exemplo, permanecem com a entidade parceira após a conclusão das formações, fortalecendo a capacidade local de inclusão digital e continuidade educativa.
A reitora Ruth Sales demonstrou entusiasmo com a iniciativa: “O IFS está de portas abertas para construir junto com a Seel um caminho de transformação. Nós atenderemos a quantidade de mães necessárias para fazermos a diferença”.
Programa Mil Mulheres
O programa federal Mil Mulheres visa o trabalho de empoderamento feminino, empregabilidade e empreendedorismo, com possibilidades para geração de renda. Ele está presente em 25 municípios do estado de Sergipe.
A iniciativa atua dentro de comunidades quilombolas (Sitio Alto, Forras, Lagoa dos Campinhos, Palmares, Brejão dos Negros, Resina, Santa Cruz, Brejo Grande, Carapitanga, Criliber, Maloca), e junto as mulheres assistidas pelo centro de referência de atendimento à violência, comunidades camponesas (acampamento e assentamentos), comunidade indígena Funcaxó, sindicato das empregadas domésticas, comunidade de marisqueiras e população de rua da cidade de Aracaju.
Atualmente o programa conta beneficia 2 mil mulheres espalhadas em todo o estado de Sergipe que recebem cursos escolhidos por elas, com certificados do Instituto Federal de Sergipe. Elas também têm acesso a curso de informática, cuidados da saúde da mulher através do Hospital de Amor, palestra sobre prevenção bucal com recebimento de creme dental e escova, palestras com psicóloga, e nutricionista, dentre outros
O Mil Mulheres tem parceria com a Energisa, doando uniformes usados que seriam incinerados para customização das peças antes da doação as mulhere, e com a Receita Federal, que entrega roupas novas apreendidas que serão descaracterizadas e customizadas, para depois serem doadas as mulheres em situação de vulnerabilidade
A Receita Federal ainda faz a doação de celulares usados na pesquisa, vinhos transformados em geleia e TVBOX que são descaracterizadas e utilizadas como material educativo, inserindo vídeo aulas.
Mín. 19° Máx. 32°