A Casa do Trabalho foi palco, nesta terça-feira (29), para a abertura da 1ª Plenária Popular de Saúde e de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador de Camaçari, evento que marcou o início de um importante debate sobre o fortalecimento do sistema de saúde, bem como para a construção de políticas públicas eficazes para trabalhadores e usuários dos serviços de saúde. Organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Camaçari (CMS), com apoio da administração municipal, através da Secretaria de Saúde (Sesau), a iniciativa reuniu 160 inscritos, que participaram ativamente das discussões.
O principal objetivo da plenária é ampliar o debate popular sobre temas de interesse da saúde, além de discutir as propostas apresentadas pelos participantes, que foram registradas previamente por meio de um formulário on-line, totalizando 300 sugestões para melhorias nos serviços de saúde.
O presidente do CMS, Paulo Costa, destacou que o profissional de saúde é a principal ponte entre a gestão e a comunidade. “Nosso plano é aumentar os serviços e a cobertura para a população. E o primeiro momento é justamente esse, do diálogo, para, então, a consolidação de ações. A gestão tem estabelecido um diálogo fluente com o conselho, instituição, essa, cujo foco é, justamente, o de construção de políticas públicas”, afirmou.
Na oportunidade, a vice-prefeita do município, Pastora Déa Santos, ressaltou a importância da troca de experiências no evento. “Este é um espaço de construção. Estamos unidos pelo compromisso de construir uma saúde forte e humana. E hoje, é um dia especial de escuta e de aprendizado. Nestes 100 dias de governo, já implementamos ações importantes, como o atendimento odontológico de urgência e emergência, retorno do serviço do Transporte Fora do Domicilio [TFD] e a regularização do fornecimento de bolsas de colostomias. Em breve, vamos ter ainda as novas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] em Vila de Abrantes e Monto Gordo, quatro novas UBSs [Unidades Básicas de Saúde], novo Caps [Centros de Atenção Psicossocial], novo CER [Centro Especializado em Reabilitação] IV, a Policlínica, dentre outros”, comentou.
A secretária de Saúde, Rosângela Almeida, também fez uma fala emocionada, agradecendo aos profissionais pelo trabalho e pela luta constante em prol da melhoria do SUS. “Estamos aqui para continuar construindo, ouvindo as demandas e trabalhando para transformar vidas. O SUS foi construído com muita luta, e é com esse espírito que seguimos em frente”, enfatizou.
Entre as participantes da plenária, Iolanda Pereira, agente de combate às endemias (ACE) desde 2009, ressaltou a importância de eventos como esse para o aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde. “É uma forma de agregar conhecimento. A gente aprende e também ensina, trazendo as demandas da categoria e da população. O objetivo é sempre melhorar o trabalho que desempenhamos e, consequentemente, ofertar serviço de qualidade às pessoas”, afirmou a profissional, que atua na Unidade de Saúde da família (USF) Jardim Limoeiro 2.
O evento contou com a palestra “A saúde que queremos para os próximos 4 anos”, ministrada por Cristiano Sóster, assessor técnico do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS Bahia).
Dando continuidade aos trabalhos da 1ª Plenária Popular de Saúde e de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador de Camaçari, no período da tarde ocorrerá a eleição de 16 delegados que representarão o município na etapa Macrorregional Leste da conferência, prevista para acontecer nos dias 19 e 20 de maio. O momento é fundamental para garantir que as propostas debatidas na plenária sejam levadas para as instâncias estaduais, e que o município tenha uma representação forte e comprometida na construção de políticas públicas para a saúde do trabalhador.
A próxima etapa será a preparação para a 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia, que ocorrerá em breve, terá como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e abordará temáticas importantes, como a política estadual de saúde do trabalhador, as novas relações de trabalho e a participação popular na saúde.
Ao final da plenária, as discussões e propostas geradas, ao longo do evento, serão utilizadas para a elaboração do novo Plano Municipal de Saúde, que guiará as ações da área para os próximos quatro anos.
Fotos: Patrick Abreu
Mín. 19° Máx. 32°