Sábado, 26 de Abril de 2025
19°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Entretenimento Entretenimento

Após quadro de monkeypox, morre o cantor Gutto Xibatada aos 39 anos.

Após quadro de monkeypox, morre o cantor Gutto Xibatada aos 39 anos.

25/04/2025 às 22h01
Por: Redação Fonte: Portal Leo Dias
Compartilhe:
Após quadro de monkeypox, morre o cantor Gutto Xibatada aos 39 anos.

Após quadro de monkeypox, morre o cantor Gutto Xibatada aos 39 anos.

 

Artista paraense manteve a doença em sigilo e teve complicações respiratórias graves antes de falecer em hospital de Belém, no Pará.

O cantor, compositor e ator Augusto Demétrio Neto, conhecido como Gutto Xibatada, faleceu nesta terça-feira (22/4) aos 39 anos, em Belém, no Pará. O artista apresentou uma piora severa após receber um diagnóstico da doença monkeypox, causada pelo mpox vírus. A informação foi confirmada pela família nas redes sociais nesta quinta-feira (24/4).

Continua após a publicidade
Anúncio

Natural de Belém, Gutto nasceu em 27 de abril de 1990 e era uma figura conhecida da cena musical local, especialmente pelo trabalho com forró. Multifacetado, ele também era formado em enfermagem, profissão que exerceu antes de se dedicar integralmente à carreira artística, iniciada como dançarino em grupos folclóricos. No YouTube, se apresentava como um artista completo, unindo talento musical, presença cênica e carisma.

Segundo relatos da irmã, que não teve nome revelado, Gutto contraiu o vírus no fim do ano passado, mas preferiu manter a doença em sigilo, mesmo diante do agravamento dos sintomas. “Por pedidos do meu irmão, ele não queria que isso fosse exposto. E por isso muitos não sabiam e, se não tivesse vindo a óbito, ninguém saberia”, disse ela.

Continua após a publicidade
Anúncio
 

Ainda de acordo com ela, as lesões se espalharam com o tempo e a condição respiratória do cantor, que era asmático, se deteriorou rapidamente. “Ele não contraiu no Carnaval, provavelmente foi no Réveillon. […] A doença atacou os pulmões, e ele ficou sem fala, visão e toque. No último dia, estava muito mal, com o nariz obstruído e a boca, pois já não conseguia mais se alimentar”, contou em vídeos publicados no Instagram.

A situação se agravou nas últimas semanas. A família acionou o SAMU no próprio dia 22, quando Gutto foi levado às pressas ao Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti. Ele foi internado diretamente no Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas não resistiu. A monkeypox comprometeu seriamente os pulmões do artista, o que acabou levando ao óbito em poucas horas.

A monkeypox é uma doença viral que pode ser transmitida entre humanos por meio de contato direto com lesões cutâneas, secreções respiratórias ou objetos contaminados. A Bahia, onde Gutto passou a trabalho, é um dos Estados com maior registro do vírus: foram 38 casos da doença em 2024, conforme dados da Secretaria da Saúde do Estado.

Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dores musculares, cansaço excessivo e o aparecimento de bolhas e feridas na pele, que podem coçar ou ser doloridas. Essas lesões costumam surgir primeiro no rosto e na mucosa oral, se espalhando depois para o resto do corpo.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por painho Gutto Xibatada Oficial (@painhoguttoxibatadaoficial)

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.