Em um discurso enérgico, o novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, criticou Donald Trump e assegurou que o Canadá "nunca fará parte dos Estados Unidos".
O novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, um ex-banqueiro de 59 anos e novato na política, prepara-se para assumir oficialmente o cargo nos próximos dias, após a transição com Justin Trudeau.
Carney já se comprometeu a “construir uma nova economia e estabelecer novas relações comerciais” em sua gestão.
Em um discurso enérgico, Mark Carney não hesitou em criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurando que o Canadá “nunca fará parte dos Estados Unidos, de forma alguma.”
“Os canadenses estão sempre prontos quando alguém lança o desafio. Que os americanos não se enganem sobre isso. No comércio, assim como no hóquei, o Canadá vencerá”, disse ele, referindo-se à rivalidade esportiva entre os dois países, recentemente explorada por Donald Trump.
O futuro líder canadense denunciou as ações de Trump, de ter como alvo as famílias e empresas canadenses.
Ele reafirmou sua determinação em não permitir que o presidente americano tenha sucesso em suas investidas contra o Canadá na crescente guerra comercial marcada pela imposição de tarifas sobre produtos canadenses.
Carney alertou que as ambições americanas incluem apropriar-se dos recursos naturais do Canadá e alertou que tal ação poderia comprometer a identidade cultural do país:
“Os americanos querem nossos recursos, nossa água, nossa terra, nosso país”, ele alertou, “se eles tiverem sucesso, destruirão nosso modo de vida”.
“Nos Estados Unidos (…) nunca haverá direito à língua francesa”, disse ele em seu discurso, alternando regularmente do inglês para o francês.
“A alegria de viver a cultura e a língua francesa fazem parte da nossa identidade. Estes são dias sombrios, dias sombrios provocados por um país (os Estados Unidos) em que não podemos mais confiar”, continuou ele.
A transição de poder ocorre em um momento crítico, uma vez que Justin Trudeau anunciou sua saída após quase uma década no cargo.
A situação política canadense tornou-se mais complexa com a ascensão de Trump, que gerou uma nova dinâmica entre os eleitores.
Especialistas acreditam que Carney é visto como a única esperança dos liberais para recuperar apoio diante da crescente insatisfação popular com o governo anterior.
Mín. 19° Máx. 30°