O petista defendeu que nenhum presidente da República teve mais responsabilidade fiscal do que ele
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou hoje de "bobagem" a questão do déficit fiscal do país. Na avaliação de Lula, quem fala desse assunto está "querendo viver de especulação". O petista defendeu que nenhum presidente da República teve mais responsabilidade fiscal do que ele.
"Isso é uma bobagem [governo gastar menos recursos do que recebe]. O déficit fiscal foi zero, ninguém tem mais responsabilidade de fazer as coisas corretas do que eu. Se você for fazer uma dívida para comprar uma casa, tudo bem, mas não se pode gastar à toa. Eu não estou governando pela primeira vez, eu fui o presidente que paguei o FMI, fiz uma reserva internacional que o Brasil não tinha. Quem fala disso [gastos do governo] está querendo viver de especulação", disse.
Lula falou sobre o assunto ao conceder entrevista para a rádio Tupi FM, do Rio de Janeiro, Estado que visitará amanhã para assinatura do contrato de concessão do terminal ITG02, em Itaguaí (RJ), considerada um marco para o setor portuário no estado do Rio de Janeiro. Arrematado pela Cedro Participações S.A. no leilão de dezembro passado, o terminal receberá R$ 3,58 bilhões em investimentos.
Ainda sobre a questão fiscal, Lula saiu em defesa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele disse que seu governo não irá "sacrificar" os mais pobres. "Se tem alguém que quer cuidar da economia é o Fernando Haddad, mas não vamos fazer o povo pobre se sacrificar", emendou.
Conteúdo originalmente publicado pelo Valor PRO; serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico
Mín. 21° Máx. 29°