A Volkswagen começa a preparar o terreno para a nova fase do SUV médio Taos no Brasil. Apesar de ainda manter o visual lançado em 2021, o modelo 2025 chega com uma importante mudança mecânica: a nova transmissão automática de oito marchas. A alteração atende às exigências ambientais do Proconve L8 e marca o início de uma transição que culminará com a chegada do modelo reestilizado vindo do México, entre o final de 2025 e o início de 2026.
O principal destaque do Volkswagen Taos 2025 é a adoção do câmbio automático AQ300, de oito marchas, fornecido pela japonesa Aisin. A nova transmissão substitui a antiga de seis velocidades e mantém o conjunto motriz com o motor 1.4 TSI turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque.
Essa atualização é estratégica para alinhar o modelo às novas regras do Proconve L8, que exige menor emissão de poluentes. Embora o motor permaneça o mesmo, o novo câmbio promete entregar trocas mais suaves e melhor eficiência energética, além de maior conforto na condução urbana e rodoviária.
O trem de força atualizado é importado do México, antecipando a migração completa da produção do Taos, que deixará de ser fabricado na Argentina até o final deste ano.
Com o encerramento programado da produção em General Pacheco, na Argentina, o Taos passará a vir exclusivamente do México. A substituição ocorre em duas fases:
Essa transição permitirá que a fábrica argentina seja dedicada à produção da nova geração da picape Amarok, também confirmada pela marca e com previsão de lançamento para os próximos anos.
Mesmo com a atualização mecânica, o Volkswagen Taos 2025 mantém as mesmas duas versões disponíveis atualmente:
A versão Comfortline traz de série:
Já a Highline oferece mais sofisticação com:
Apesar da atualização mecânica, o interior do modelo permanece inalterado, mantendo o mesmo desenho e materiais da linha anterior.
A procura pelo Volkswagen Taos 2025 já começa a impactar as concessionárias. Segundo apuração da Autoesporte, diversos pontos de venda relataram estoques baixos ou completamente esgotados. Em algumas lojas, restam apenas os veículos de exposição no showroom. Em outras, somente unidades blindadas estão disponíveis, com os modelos convencionais já vendidos.
Com essa alta na demanda e uma oferta temporariamente reduzida, vendedores indicam que os preços podem subir cerca de 3,5% nas próximas semanas, especialmente com a chegada dos primeiros lotes com a nova transmissão.
A grande mudança no visual do Taos está prevista para a linha 2026, quando o SUV passará a vir integralmente do México. Essa versão trará:
A expectativa é de que o modelo chegue entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Até lá, a Volkswagen aposta na nova transmissão como forma de manter o Taos competitivo frente a rivais como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
Com essa movimentação estratégica, a marca não apenas atualiza seu SUV médio para atender exigências regulatórias, mas também se posiciona com mais força no segmento mais disputado do mercado brasileiro.
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