Pedido de informações busca garantir transparência e avaliar impacto financeiro da sétima operação de crédito da atual gestão.
A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) enviou um ofício à governadora Raquel Lyra (PSD) solicitando esclarecimentos sobre o novo pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão feito pelo governo estadual por meio do Projeto de Lei 2692/2025.
Este já é o sétimo pedido de captação de recursos da atual gestão. Apenas em 2023 e 2024, a administração estadual acumulou mais de R$ 8 bilhões em operações de crédito. Diante disso, o colegiado cobra mais transparência sobre a situação fiscal do estado.
Assinado pelo relator da matéria, deputado Waldemar Borges (PSB), e pelo presidente da comissão, coronel Alberto Feitosa (PL), o documento exige a apresentação de documentos que justifiquem a operação. Entre eles, estão o estudo de custo-benefício do empréstimo, o interesse econômico e social da proposta e a comprovação de que a nova dívida respeita os limites legais estabelecidos.
Segundo o deputado Alberto Feitosa, o objetivo é assegurar que o projeto esteja em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal. “A CCLJ quer mais transparência e segurança à situação financeira dos cofres públicos do estado de Pernambuco”, afirmou.
A expectativa é que o governo se manifeste oficialmente para que a tramitação do projeto prossiga com base em dados concretos e avaliações técnicas.
Mín. 21° Máx. 29°