Segunda, 21 de Abril de 2025
23°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Economia Economia

Governo avalia baixar juros de alimentos no Plano Safra, diz ministro.

Governo avalia baixar juros de alimentos no Plano Safra, diz ministro.

29/01/2025 às 14h15
Por: Redação Fonte: Metropoles
Compartilhe:
Governo avalia baixar juros de alimentos no Plano Safra, diz ministro.

Governo avalia baixar juros de alimentos no Plano Safra, diz ministro.

 

Preço dos alimentos puxou a alta na inflação de 2024, que fechou o ano em 4,83%, e tem preocupado o governo Lula

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse nesta quarta-feira (29/1) que o governo Lula (PT) estuda juros mais baixos em alguns produtos no âmbito do Plano Safra 2025/2026. Ele discutiu o assunto em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na manhã desta quarta.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Nós vamos fazer, por exemplo, direcionamentos de taxas de juros. Já que nós não temos um orçamento que pode ter taxas de juros muito atrativas para todo o Plano Safra, em virtude da Selic tão alta, vamos ver o que é importante: arroz, feijão, hortifrutis”, disse o titular da Agricultura.

A ideia, segundo ele, é dar mais estímulo para o produtor produzir mais. “Isso ajuda a conter a inflação”, argumentou.

Continua após a publicidade
Anúncio

O que está acontecendo

  • Governo federal está estudando medidas para baratear o preço dos alimentos, que afeta mais intensamente o bolso do brasileiro mais pobre.
  • preço dos alimentos puxou a alta na inflação de 2024, que fechou o ano em 4,83% – acima da meta projetada pela equipe econômica do governo.
  • Na semana passada, o Palácio do Planalto descartou o tabelamento de preços para forçar a queda nos valores dos alimentos.

Fávaro ainda adiantou que haverá, nestaa quinta-feira (30/1) uma reunião mais ampla com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Companhia Nacional de Abastecimentos, para a equipe ministerial seguir trabalhando. “São medidas técnicas, amanhã temos outra reunião aqui na Fazenda, mas ampla, que vem MDA, Conab, para que a gente possa continuar trabalhando sem nenhuma medida heterodoxa, nenhuma pirotecnia”.

“São medidas passo a passo, sem nenhum tipo de surpresa, sem nenhuma pirotecnia. Vamos estar buscando essa estabilidade [dos preços]”, completou.

Na mesma linha do ministro da Fazenda, Fávaro disse que a queda do dólar terá efeitos imediatos e destacou a safra recorde prevista. “O dólar caindo tira o calor sobre os preços dos alimentos. Uma supersafra que se avizinha e com isso vai ter fartura no campo, os preços devem ceder mais um pouco, um novo Plano Safra que estimule a produção”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.