O último final de semana foi marcado por uma onda de violência que se espalhou por diversas regiões de Pernambuco, resultando em mortes e tentativas de homicídio entre a sexta-feira (23) e a madrugada deste domingo (25).
Na manhã da sexta-feira, Kalistne Ferreira de Oliveira, de 32 anos, popularmente conhecido como “Kaká”, foi assassinado a tiros na Rua Laurentino de Souza Ferraz, no bairro Alto da Nação, em Olinda. Ainda no mesmo dia, Carlos Henrique Veríssimo dos Santos, de 21 anos, foi executado com vários disparos de arma de fogo em uma estrada no Sítio Campo Novo de Cima, às margens da BR-232, na cidade de Caruaru, Agreste do Estado.
Horas depois, na Zona Norte do Recife, uma dupla tentativa de homicídio dentro de uma barbearia chocou moradores do bairro Dois Irmãos. O barbeiro Guilherme de Farias, de 26 anos, foi atingido por diversos disparos e, apesar de ter sido socorrido, faleceu na manhã do sábado (24) no Hospital da Restauração. Um cliente, também baleado, permanece hospitalizado com quadro de saúde estável.
Ainda na noite da sexta-feira, um homicídio foi registrado na BR-101, no bairro da Guabiraba, também na Zona Norte do Recife. A vítima, ainda sem identificação, foi morta por diversos disparos efetuados por dois homens que fugiram para um campo próximo ao Posto Amanhecer. A motivação e autoria seguem desconhecidas.
No sábado, a violência continuou. Pela manhã, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, Sonhia Cecília da Silva, de 61 anos, foi assassinada com 17 golpes de faca dentro do banheiro de sua casa, no bairro Jardim Paulista. O principal suspeito, Luiz Carlos Bezerra de Melo, foi capturado e autuado em flagrante por feminicídio.
No Agreste pernambucano, na noite do sábado, um tiroteio em uma quadra esportiva em Barra de Guabiraba terminou com a execução do jovem conhecido como Zé Maria. Quatro pessoas também foram baleadas; entre elas, a jovem Jamile, que não resistiu aos ferimentos e faleceu após ser socorrida.
No Sertão, ainda no sábado, um homem não identificado foi morto a tiros na Vila Eduardo, em Petrolina. No domingo (25), novos casos de homicídio ampliaram o rastro de violência: um homem foi executado com múltiplos disparos em Catende, Zona da Mata Sul, e teve o corpo encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Palmares; e, em Igarassu, Litoral Norte, Leonardo foi morto a tiros no Loteamento Agamenon, com o corpo removido para o IML do Recife.
As autoridades policiais de Pernambuco seguem investigando cada uma das ocorrências para identificar os autores e esclarecer as motivações destes crimes que deixaram a população apreensiva em várias partes do Estado,