Áreas próximas à Floresta Estadual do Noroeste Paulista (FENP), à Estação Ecológica do Noroeste Paulista e ao Parque Tecnológico “Karina Bolçone” passarão por ações de queima controlada de vegetação a partir de segunda-feira, 26/5, às 6h.
A ação será realizada pelo 13.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, sob coordenação da Fundação Florestal, em parceria com o Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Queimadas e o Comitê Gestor da Operação São Paulo Sem Fogo. O objetivo é proteger a unidade de conservação contra incêndios que podem ocorrer durante o período de estiagem que se aproxima.
As atividades integram o Plano de Ação do Comitê Gestor de Prevenção às Queimadas de São José do Rio Preto e devem seguir até terça ou quarta-feira, dias 27 e 28/5. A realização da queima controlada, no entanto, depende das condições climáticas.
“A ação de queima prescrita na zona de amortecimento das Unidades de Conservação Floresta Estadual do Noroeste Paulista e Estação Ecológica do Noroeste Paulista atingirá, nesta primeira etapa, 21 hectares em um terreno localizado nos fundos do Parque, além de outros 36 hectares em uma área da Unesp. Tudo depende das condições de temperatura e do vento, para que ocorra de forma segura. A meta é concluir até quarta-feira, 28/5”, explica o capitão do Corpo de Bombeiros, Mário Nascimento.
A queima prescrita ou controlada é uma técnica preventiva eficaz, utilizada para eliminar trechos de vegetação sem valor ambiental, como capim-colonião e braquiária, que podem servir de combustível para incêndios florestais. Essa medida contribui para a proteção das áreas de conservação, especialmente durante o período de estiagem, que ocorre de junho a outubro.
O objetivo das ações é implementar corredores sem vegetação no entorno da floresta, que atuam como barreiras contra a propagação descontrolada de chamas. Essas faixas, chamadas aceiros, podem ser criadas com o corte da vegetação ou com o uso do Manejo Integrado do Fogo (MIF). Além de formar essa barreira, os aceiros servem como vias de acesso para veículos de combate às chamas, em caso de incêndio.
A operação possui embasamento na Lei N° 17.460, de Novembro de 2021, que instituiu a Política Estadual de Manejo Integrado do Fogo no Estado de São Paulo. O plano é previamente autorizado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A ação tem apoio também da Defesa Civil de Rio Preto.
Mín. 19° Máx. 27°