A Associação Renascer inaugurou, nesta sexta-feira, 24 de maio, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), credenciado pelo Ministério da Saúde para atendimento em reabilitação física e intelectual, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O centro oferece 600 vagas, sendo 300 destinadas a São José do Rio Preto e as outras 300 à microrregião.
Para a habilitação do serviço, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um projeto em parceria com a entidade, resultando na assinatura de um termo de compromisso que estabelece metas e prevê o monitoramento contínuo por parte da própria Secretaria e do Ministério da Saúde. O acesso aos serviços oferecidos pela unidade da Associação Renascer é feito por meio de encaminhamento realizado pelo Centro Especializado em Reabilitação municipal (CER III).
A nova estrutura conta salas de estimulação sensorial e precoce, ambientes para grupos terapêuticos, consultórios especializados, ginásio de cinesioterapia, enfermaria, boxes terapêuticos e instalações acessíveis para pessoas com deficiência e ostomizados.
Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, educador físico, enfermeiro e assistente social, além de médicos nas especialidades de pediatria, fisiatria, psiquiatria e neuropediatria.
Além da habilitação como CER II, a Renascer também atende mais de 50 crianças do município com atraso do neurodesenvolvimento, fruto de projeto Pronas do Ministério da Saúde.
Durante a cerimônia de inauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), realizada na manhã desta sexta-feira (24/5), o prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido, parabenizou a diretoria e os funcionários da Associação Renascer pelo trabalho realizado, destacando a importância da parceria entre o poder público e as instituições da sociedade civil.
"Hoje é um dia memorável para São José do Rio Preto. Este evento nos enche de alegria. Aqui há pessoas sérias, que fazem um trabalho sério. O município não conseguiria fazer isso sozinho, por isso essa união de esforços é tão importante", afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Rubem Bottas, também participou da cerimônia e reforçou a fala do chefe do Executivo:
“A Associação faz muito pelas pessoas da nossa cidade. Sabemos que houve muita luta para chegar até aqui, mas momentos como este mostram que tudo valeu a pena. A Secretaria estará sempre ao lado de vocês para garantir que esse atendimento humanizado e de qualidade se perpetue.”
Representando a entidade, o vice-presidente da Associação Renascer, Aparecido Pacheco, relembrou o longo caminho percorrido até a habilitação do serviço:
“Foram cerca de dez anos de luta para conseguirmos a habilitação como CER II, e enfrentamos muitas barreiras, mas conseguimos vencê-las.”
A rede municipal de saúde de São José do Rio Preto oferece atendimento à pessoa com deficiência física, intelectual e com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tanto na Atenção Básica quanto na Especializada.
O CER III é habilitado para atuar nas áreas de reabilitação física, intelectual e auditiva. O tratamento é conduzido a partir de um Projeto Terapêutico Singular (PTS), elaborado com base nas necessidades individuais de cada paciente.
Entre as especialidades ofertadas, estão: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Assistência Social, Psicologia, Enfermagem, Proctologia, Fisiatria, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Neuropediatria e Psiquiatria.
A unidade é referência regional para o atendimento de crianças com TEA de até 12 anos. Também realiza a dispensação e adaptação de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção, além de oferecer o Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada, ambos com abrangência regional, atendendo os 103 municípios que compõem a Diretoria Regional de Saúde XV (DRS XV).
Outro destaque do CER III é o serviço de nutrição especializada, que acompanha pacientes de todas as faixas etárias que necessitam de suplementação nutricional, conforme prescrição médica e da equipe de nutrição.
Além disso, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) compõem a rede de atenção especializada à pessoa com deficiência, com atendimento baseado no Plano Terapêutico Singular. As unidades contam com equipes multiprofissionais e oferecem psicoterapia individual e em grupo, oficinas, grupos terapêuticos e outras atividades de acolhimento e reabilitação psicossocial.
Fundada em 1993, a Associação Renascer nasceu da iniciativa de um grupo de pais de crianças com múltiplas deficiências de São José do Rio Preto, que se uniram para implantar na cidade o método de Reabilitação do Desenvolvimento Humano, estudado nos Estados Unidos e, até então, disponível apenas em uma clínica privada no Rio de Janeiro.
Desde então, mais de oito mil pessoas com deficiência já foram atendidas pela entidade, que se tornou referência regional na promoção da inclusão e da qualidade de vida por meio da reabilitação e do cuidado integral.
Mín. 19° Máx. 27°