Cuidado integral à saúde, com uma série de terapias baseadas em conhecimentos tradicionais e medicinas alternativas, com o objetivo de tratar e prevenir diversas doenças. Este são alguns dos benefícios das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e, com o intuito de difundi-las, a Secretaria de Saúde (Sesau) promove uma programação especial durante todo o mês, tendo como destaques as feiras de Práticas Integrativas que movimentam, nesta quarta-feira (21), a sede e orla.
A profissional de educação física Juliana Cavalcante, representante do Núcleo de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Nupics) da Sesau, ressaltou que maio é um mês simbólico pois é o período em que se comemora o aniversário da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), criada pela Portaria GM/MS n.º 971, de 3 de maio de 2006. “Essas práticas ajudam a complementar os tratamentos de saúde, sempre visando o atendimento integral, com acolhimento, respeito e afeto. Aqui em Camaçari temos este núcleo consolidado e queremos fortalecer cada vez mais às PICS”, afirmou.
Em meios às árvores, aos pavilhões amplos e ao cenário verde do Horto de Camaçari Linaldo da Silva, na sede do município, a Feira de Práticas Integrativas promove uma série de atividades nesta quarta, ao longo de todo o dia, tendo o contato com a natureza como catalisador dos benefícios das PICS.
A aposentada Ieda do Nascimento, 65 anos, frequenta há cerca de oito meses a Unidade de Saúde da Família (USF) Camaçari de Dentro, onde integra o grupo terapêutico de mulheres Movimento/Nupics, e faz práticas como lian gong e auriculoterapia. Mas, durante o evento desta quarta-feira, teve a oportunidade de, pela primeira vez, praticar yoga. “Achei muito bom e gratificante. Me senti mais leve, relaxada e também com mais disposição e com a energia renovada”, contou a moradora do bairro Dos 46.
Além da yoga, no Horto, os participantes podem ainda aproveitar de momentos como o banho de floresta, lian gong, terapia do som, fitoterapia e plantas medicinais, meditação, auriculoterapia, bem como prestigiar a Feira de Economia Solidária.
Durante o período da manhã, a Feira de Práticas Integrativas aconteceu também na orla do município, com atividades que movimentaram a Praça Tia Deja (antiga Praça dos Coqueiros), em Arembepe. Quem aproveitou bastante o evento foi Margarida de Oliveira, 63 anos, moradora da localidade de Fonte das Águas. Ela participou do lian gong, fez auriculoterapia e massagem podal. “Há cinco anos frequento a Academia da Saúde da orla, onde já faço práticas como a auriculoterapia, além de exercícios físicos. Então, ter este evento aqui hoje, foi ainda melhor, achei maravilhoso, pois essas práticas fazem muito bem para a saúde”, avaliou a dona de casa.
A socióloga e fitoterapeuta Alba Borges, que integra o Nupics, ministrou a oficina de fitoterapia tradicional, onde falou sobre benefícios de plantas medicinais, bem como fez alertas sobre o uso consciente. “Este é um evento muito importante para a transmissão de saberes ancestrais, mas também é uma oportunidade de desconstruções, por exemplo, que para o consumo de plantas, como chás, não precisa de atenção e cuidado”, ressaltou.
A iniciativa também significou um incremento para a economia local, isso porque a programação contou com a 3ª Feira de Economia Solidária da Academia da Saúde da orla, onde uma variedade de produtos foi comercializada. Para a vendedora Valdirene Lopes, 53 anos, o evento foi uma possibilidade de melhorar a renda. “Atuo com o comércio de vestuário e essa feira foi muito importante porque ajudou nas vendas e ampliou meu público de clientes”, disse a moradora do Residencial Caminho do Rio, em Barra do Jacuípe, que também frequenta a Academia da Saúde da orla, onde faz atividades de educação física.
O Maio de Práticas Integrativas vem promovendo, ao longo do mês, variadas iniciativas em localidades da sede e orla de Camaçari. As PICS englobam uma série de terapias cujas abordagens estimulam os mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde, promovendo um cuidado que vai além dos tratamentos convencionais, com foco no vínculo terapêutico e no equilíbrio entre o ser humano, a sociedade e o meio ambiente.
Atualmente, o SUS oferece 29 diferentes práticas integrativas, que incluem desde terapias mais conhecidas, como acupuntura e homeopatia, até abordagens mais recentes, como terapia comunitária integrativa e Reiki. Outras opções incluem, ainda, aromaterapia, yoga, plantas medicinais, cromoterapia, todas voltadas para a promoção do bem-estar e da saúde integral.
Confira as próximas ações que integram a programação do Maio de Práticas Integrativas:
9h
Plantas Medicinais na Saúde da Mulher
Local: USF Phoc/ Caic
8h às 12h
Feira de Práticas Integrativas da Academia da Saúde da Costa
Local: Academia da Saúde de Fonte das Águas
Programação:
8h – Abertura
9h às 12h – Auriculoterapia
9h – Oficina de Fitoterapia Tradicional
11h – Reiki
8h15
Lian Gong
Local: Associação de Moradores de Buris de Abrantes
8h às 15h
Feira de Práticas Integrativas da Academia da Saúde da Sede
Local: Academia de Saúde da Sede (Ponto Certo)
Programação:
8h30 – Meditação
9h30 – Lian Gong
10h – Auriculoterapia
10h – Auriculoterapia Francesa
10h – Ventosa
13h30 – Auriculoterapia
13h30 – Auriculoterapia Francesa
13h30 – Ventosa
8h15
Yoga
Local: Associação de Moradores de Buris de Abrantes
A partir de 8h
Local: Multicentro de Saúde de Monte Gordo
Programação:
Fala de abertura: o SUS e as PICS
Lian Gong
Auriculoterapia
Terapia do som
8h às 12h
Oficina de Fitoterapia Tradicional com Agentes Comunitários de Saúde
Local: Faculdade Anhanguera
Mín. 19° Máx. 28°