O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, unidade da rede hospitalar do Governo da Paraíba, promoveu nessa terça-feira (20) uma ação itinerante para emissão gratuita de documentos, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e com o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais “Marcela Prado”.
A iniciativa contemplou usuários do Ambulatório TT, pacientes do Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADPDG), além de funcionários, pacientes e acompanhantes do Hospital de Trauma de Campina Grande. Foram ofertados serviços como a emissão da primeira e segunda via de documentos básicos, inclusão do nome social, retificação de dados e fotografia digital.
A assistente social do Hospital de Trauma, Áurea Carla, destacou o papel da ação na garantia de direitos fundamentais. “Estamos aqui exercendo o direito à cidadania de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essa vulnerabilidade vai além da questão financeira - envolve riscos e exclusões de várias naturezas. Identificamos essa necessidade no Ambulatório TT e, junto ao Hospital de Trauma e à Secretaria de Desenvolvimento Humano, promovemos essa iniciativa conjunta”, explicou.
Entre os beneficiados pela ação, a dona de casa Ana Carla da Silva, usuária do NADPDG, comemorou o atendimento. “Hoje estou muito feliz, porque graças a essa oportunidade consegui tirar a segunda via dos meus documentos. Há muito tempo eu precisava disso, mas nunca conseguia resolver por causa da correria do dia a dia”, relatou.
A ação reforça o compromisso do Governo da Paraíba com a inclusão social e a promoção de cidadania, assegurando o acesso a direitos básicos por meio de políticas públicas efetivas e humanizadas.
Mín. 19° Máx. 22°