Quinta, 22 de Maio de 2025
19°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Geral Bahia

Estudantes da rede estadual participam de festa literária estudantil indígena, em Paulo Afonso

Os estudantes da rede estadual de ensino têm participado ativamente das feiras e festas literárias que estão sendo realizadas em diferentes regiões...

21/05/2025 às 22h01
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Danilo Costa/FPC
Foto: Danilo Costa/FPC

Os estudantes da rede estadual de ensino têm participado ativamente das feiras e festas literárias que estão sendo realizadas em diferentes regiões da Bahia. Nesta quarta-feira (21), no Colégio Estadual de Tempo Integral de Paulo Afonso, por exemplo, foi encerrada a I Festa Literária Estudantil dos Povos Indígenas do Território de Itaparica (FLEPITI), iniciada na última sexta-feira (16).

A FLEPITI está entre as diversas feiras e festas literárias contempladas pelo Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários, por meio do Programa Bahia Literária, e que contam com o apoio do Governo do Estado. Nos seis dias do evento, os estudantes e demais participantes puderam conferir atividades como rodas de conversa, palestras, rituais indígenas, debates literários, oficinas e exposições de artesanatos de várias etnias, dentre outras.

Segundo a professora Maria Santos Correia, que leciona Matemática e Geografia no Colégio Estadual Indígena Xucuru Kariri, na Aldeia Xucuru Kariri, no município de Glória, a realização de festas e feiras literárias são essenciais para o fomento à leitura. “É muito importante que os estudantes participem, pois são eventos que agregam conhecimento e estimulam o hábito da leitura”. Sua filha, Iara Mirele Correia, 13 anos, aluna do 8º ano, relatou que gostou "bastante de ver a exposição de fotos do povo da aldeia”.

Continua após a publicidade
Anúncio

Quem também prestigiou a FLEPITI foi a estudante Sabrine Santos, 17 anos, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Paulo Afonso. “É um evento muito importante e que me trouxe muito conhecimento sobre a cultura indígena. Uma das atividades que mais gostei de participar foi a oficina de pintura”, destacou

Fotos: Danillo Costa ASCOM/FPC

Continua após a publicidade
Anúncio

Fonte: Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.