O Ministério da Saúde ampliou a campanha de vacinação contra a gripe de 2025 para toda a população a partir dos seis meses de vida. Em Rio Preto, as doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e em horário ampliado até às 18h30 nas UBSs João Paulo II/Jaguaré e São Deocleciano, e 19h na UBS Solo Sagrado.
A partir desta terça-feira, 20 de maio, os grupos não-prioritários podem procurar as unidades para se imunizar, levando documento de identificação e carteira de vacinação. O município possui cerca de 50 mil doses em estoque. A campanha de vacinação contra a gripe começou em Rio Preto no dia 2 de abril. Até o momento, foram aplicadas 62.043 doses nos grupos prioritários, elencados pelo Ministério da Saúde.
Idosos, crianças e gestantes possuem meta de 90% de cobertura vacinal, no entanto nenhum dos grupos atingiu esse índice. A maior adesão está no grupo das gestantes, com 40,46%. Entre as pessoas com 60 anos ou mais, a adesão está em 34,15%, enquanto apenas 23,06% das crianças foram imunizadas.
A vacina contra a Influenza é trivalente e protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no país: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A vacinação reduz hospitalizações e óbitos. Este ano, Rio Preto registrou 33 casos de Influenza e dois óbitos. A gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos, reforçou a necessidade da imunização:
"Quem faz parte dos grupos prioritários deve procurar uma unidade e se vacinar o quanto antes. Estamos no período sazonal das doenças respiratórias, o que faz com que haja aumento no número de atendimentos. A vacinação pode evitar quadros com gravidade", afirmou.
Para ampliar a cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde está realizando a vacinação extramuro, ou seja, fora das unidades de saúde. Idosos acamados e residentes das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) já foram imunizados. Mais de 30 escolas municipais também receberam as equipes de imunização para vacinar as crianças e profissionais da educação, além de hospitais, que receberam as equipes para vacinar os trabalhadores da saúde. A vacinação extramuro faz parte da rotina das unidades e continua ao longo do mês.
Mín. 20° Máx. 25°