O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está passando por uma das maiores reformas estruturais de sua história. A obra, iniciada em dezembro de 2024 e com investimento previsto que ultrapassa R$ 3,2 milhões vai modernizar a unidade além de ampliar a capacidade assistencial e promover a eficiência energética do maior hospital de urgência e emergência da Paraíba.
A reforma está sendo executada em três etapas. Atualmente, está em andamento a primeira fase, que contempla a construção dos repousos médicos masculino e feminino. A a segunda etapa inclui a ampliação das enfermarias da unidade e a terceira abrange a reestruturação da área verde e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com reformas e adequações estruturais.
Entre as principais mudanças, está a implantação de um novo sistema de climatização central, com alta eficiência energética. A modernização tem como objetivo proporcionar conforto térmico para pacientes e profissionais, reduzir o consumo de energia elétrica e aliviar a sobrecarga nas instalações, provocada por equipamentos antigos. A iniciativa também contribui para diminuir os custos operacionais da unidade, garantindo sustentabilidade e segurança na operação dos sistemas.
Além disso, o hospital receberá um novo sistema de tratamento e qualidade do ar em áreas críticas como UTI e bloco cirúrgico. Com base nas normas atualizadas após a pandemia da Covid-19, o novo modelo prevê a instalação de filtros capazes de controlar agentes biológicos, químicos e radiológicos, assegurando um ambiente mais seguro tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde.
O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Ari Reis, destacou que a reforma vai muito além de melhorias estruturais. “Estamos falando de uma requalificação completa da unidade, com investimentos em tecnologia, conforto, segurança e eficiência. O Trauma de João Pessoa é referência não só para a capital, mas para 64 municípios da 1ª Macrorregião de Saúde. Com essas mudanças, queremos garantir mais resolutividade, um ambiente mais seguro e uma experiência de atendimento mais digna e humanizada para a população que depende do SUS”, afirmou.
Com a finalização da obra, o Hospital de Trauma de João Pessoa passará a contar com quase 90 novos leitos, além de ambientes mais modernos e funcionais, novo sistema hidráulico, centro administrativo ampliado e uma rede elétrica completamente reestruturada, incluindo sistema de prevenção e combate a incêndios.
A reforma faz parte do conjunto de ações do Governo da Paraíba para garantir uma saúde pública mais moderna, eficiente e humanizada para toda a população.
Perfil assistencial
Referência em atendimentos de urgência e emergência, o Hospital de Trauma de João Pessoa já contabiliza 119.083 atendimentos apenas em 2024, com destaque para 37.443 Atendimentos de Pronto Atendimento (ATP). A média mensal gira em torno de 10 mil atendimentos, com 26 especialidades médicas, entre elas ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral e cirurgia plástica.
A unidade é equipada com um heliponto, que garante agilidade no transporte aeromédico de pacientes em estado crítico. Também se destaca pela estrutura especializada em áreas como o Complexo Pediátrico - que inclui brinquedoteca para humanização do atendimento infantil -, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e o Centro de Atendimento ao Trauma do Idoso, que oferece cuidados personalizados para a população idosa.
O hospital atende pacientes de toda a Região Metropolitana de João Pessoa e de microrregiões da Zona da Mata e do Brejo paraibano, reafirmando seu papel estratégico no sistema estadual de saúde pública.
Mín. 18° Máx. 30°