A 23ª Semana Nacional de Museus já começou e, como parte da programação, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) abriu as portas para receber visitantes e estudantes de todo o estado. Neesta quarta-feira, 14, alunos do ensino médio do Colégio CEA visitaram o acervo do Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe (CMCTS), também conhecido como Museu da Química. O espaço propõe uma imersão no passado e no presente da ciência no estado.
Durante a visita, os estudantes percorreram as instalações do Instituto, onde estão expostos estandes interativos dos Laboratórios de Química da Água e de Microbiologia. Os alunos puderam conversar com profissionais da área, tirar dúvidas e conhecer experimentos e instrumentos utilizados nas rotinas laboratoriais do ITPS.
Ao recepcionar os estudantes, o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, destacou a importância da iniciativa para a formação dos mesmos. “Ficamos muito felizes em ver esse alinhamento entre o que é ensinado nas salas de aula e o que é vivenciado na prática dentro de uma instituição centenária como o ITPS”, disse ele.
Pela primeira vez no ITPS, o estudante Luann Michel Aragão reconheceu a importância da visita para sua formação. “O que mais me chamou atenção foi ver como as coisas funcionavam antigamente. As calculadoras antigas eram bem maiores, tudo era mais simples e diferente. É legal ver essa diferença entre o passado e o presente”, afirmou.
Já para a estudante Sofia Azevedo, a experiência ajuda a desmistificar a imagem da química como uma disciplina difícil: “Eu estou achando a visita muito interessante. É essencial conhecer a história da química. Às vezes a gente acha que é uma matéria chata, mas ela está presente em tudo. Aqui a gente vê como essa história contribuiu para chegarmos até onde estamos hoje”.
A coordenadora pedagógica, Dayse Lima, acompanhou os alunos na visita e destacou o valor pedagógico da ação. “Na nossa instituição, trabalhamos muito com a prática, e trazer os alunos ao ITPS é uma realização. Eles estão vivenciando de perto a evolução da ciência e da tecnologia. O ITPS é indispensável não só para Sergipe, mas para todo o Brasil, conectando teoria com prática”, explicou.
A 23ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com o objetivo de incentivar a visitação, fortalecer os espaços de memória e conectar o público à cultura científica e histórica do país.
CMCTS
O Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe guarda um acervo com equipamentos científicos, elétricos, ópticos, térmicos, utensílios de precisão, porcelanato, vidrarias, objetos plásticos, além de documentos, livros e fotografias. Eles ajudam a contar a trajetória da química, ciência e metrologia em Sergipe, representadas pelo ITPS.
Localizado na sede do ITPS, na rua Campo do Brito, bairro 13 de Julho, em Aracaju, o espaço está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para grupos com mais de dez pessoas, como escolas e instituições de ensino superior, é necessário agendamento pelo telefone (79) 3198-8824 ou pelo e-mail cmcts@itps.se.gov.br.
Mín. 18° Máx. 30°