A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEVS) e do Núcleo de Doenças Crônicas e Negligenciadas, está promovendo, nesta terça (13) e quarta-feira (14), no Littoral Hotel, em João Pessoa, a “Capacitação de Multiplicadores em Hanseníase”, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O curso é voltado para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) e coordenadores de vigilância epidemiológica.
A qualificação sobre hanseníase visa formar multiplicadores que, ao retornarem a seus municípios, irão reproduzir o curso fortalecendo as ações de hanseníase na atenção primária e vigilância nas regiões de saúde da Paraíba.
De acordo com a gerente operacional de Condições Crônicas e IST da SES, Ivoneide Lucena, foram selecionados 20 municípios paraibanos, distribuídos entre as três macrorregiões de saúde, de acordo com os critérios epidemiológicos da hanseníase avaliados. O curso terá aulas teóricas e práticas no Hospital de Doenças Infectocontagiosas Dr Clementino Fraga.
O evento faz parte do projeto da Universidade do Rio Grande do Norte sob a coordenação do médico consultor do Ministério da Saúde, Maurício Nobre. Segundo ele, o objetivo desta capacitação é superar a rotatividade de profissionais nas equipes de saúde e garantir uma formação continuada e de qualidade sobre a doença, por meio de videoaulas sobre diagnóstico, tratamento, avaliação neurológica e autocuidado que serão disponibilizadas para as qualificações.
“Na capacitação sobre hanseníase, os participantes podem esperar um treinamento com enfoque inovador, utilizando videoaulas gravadas por especialistas. Isso permitirá que os profissionais adquiram conhecimento teórico e prático sobre a hanseníase, além de terem a oportunidade de discutir e praticar conteúdos, aumentando sua capacidade de replicar esse treinamento em seus próprios municípios”, ressaltou.
Mín. 17° Máx. 31°