O município de São Francisco, localizado na região do baixo São Francisco, a 67 km da capital Aracaju, foi sede nesta terça-feira, 13, da 47ª edição do programa itinerante ‘Sergipe é aqui’. Durante o evento, o Governo do Estado transferiu simbolicamente sua sede para o município e ofertou mais de 170 serviços à população local.
Com destaque na produção agrícola, especialmente nas culturas de mandioca, amendoim, milho e feijão, além da pecuária com mais de 6 mil cabeças de gado, São Francisco recebeu atenção especial das pastas ligadas ao setor agropecuário. A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio das vinculadas Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) e Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), esteve presente com uma série de atendimentos e ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar.
A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), que atualmente assiste 120 produtores rurais no município, promoveu uma série de atividades no estande da Seagri. Ao longo do dia, foram distribuídas 55 mudas frutíferas e entregues três registros no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A equipe técnica também viabilizou o envio de 30 amostras de solo ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) para análise.
Entre as pessoas que buscaram as mudas frutíferas no estande da Agricultura estavam Aparecida Alves Pereira e Elisandre Cavalcante. Elas escolheram receber mudas de amora. “Eu tenho usado a Amora como suplemento alimentar e com essa muda da planta que estou levando pra casa vou produzir meus próprios frutos. É uma planta muito boa para a saúde da mulher. É ótimo!”, disse Aparecida. “Tanto podemos fazer o chá quanto consumir a própria fruta", completou Elisandre, com sentimento de muita satisfação.
Outro destaque foi a entrega de cinco certificados de vacinação contra a Brucelose, contemplando 50 bovinos vacinados. Além disso, foram oferecidas orientações sobre a emissão do CAF, emissão de carteirinhas para agricultores já cadastrados e realizados cadastros de pequenos produtores para diversas ações, como vacinação contra Clostridiose e Brucelose, inseminação artificial em bovinos, ovinos e caprinos, além da regularização fundiária.
O criador Igor Adagio Santana, que foi atendido pelos serviços de vacinação contra Brucelose, esteve no estande da Agricultura para receber o certificado de vacinação. Ele tem 18 animais, sendo oito em lactação, produzindo cerca de 100 a 120 litros de leite por dia. O produtor informou por que é importante vacinar. “Tive um colega produtor que perdeu todo seu rebanho. Foi um prejuízo muito grande, porque não vacinou. A nossa produção é familiar e temos todo o cuidado porque fazemos todo o processo, criamos o animal, ordenha para tirar o leite, que é vendido para os laticínios e também fazemos o queijo”, detalhou o produtor.
Como ação complementar, o município de São Francisco também foi contemplado com 1.700 quilos de sementes de milho, entregues pela Emdagro a 170 pequenos agricultores. A distribuição integra o Programa Estadual ‘Sementes do Futuro’, voltado ao fortalecimento da produção agrícola no campo. A presença do Governo do Estado no município por meio do ‘Sergipe é aqui’ reforça o compromisso de descentralizar os serviços públicos, promovendo cidadania e desenvolvimento em todas as regiões de Sergipe.
A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), também vinculada à Seagri, compareceu à tenda da Agricultura para disponibilizar seus serviços à população de São Francisco. No ‘Sergipe é aqui’, além de atender demandas de poços e sistemas de abastecimento, a empresa leva a maquete do ‘Programa Água Doce’, mostrando o trabalho que a Seagri e suas vinculadas fazem no seminário, em 29 localidades e seis mil pessoas beneficiadas com água potabilizada a partir de poços salinos.
Mín. 17° Máx. 31°