O Governo de Sergipe, por meio da Superintendência Especial da Juventude (SuperJuv), em parceria com a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), realizou o Seminário de Planejamento dos Conselheiros e Conselheiras do Conselho Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, com o tema “O papel dos Conselheiros na Garantia dos Direitos das Juventudes”. O evento ocorreu na última segunda-feira, 12, e nesta terça-feira, 13.
A Subsecretaria de Planejamento e Monitoramento Estratégico (SPME) da Seplan, conduziu a metodologia de elaboração do planejamento estratégico do Conselho Estadual de Políticas Públicas para a Juventude (Conejuve), ao qual a SuperJuv está vinculada. Foram aplicadas oficinas para construção participativa de linha do tempo, elaboração da matriz SWOT (sigla em inglês para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para análise e definição de objetivos, elaboração dos projetos prioritários e, por fim, validação e entrega do mapa estratégico e estrutura analítica dos projetos.
“O resultado final da imersão será o mapa estratégico pronto, contendo os objetivos estratégicos, e também a construção do portfólio de projetos. A partir disso, serão criadas as metas estratégicas e o plano de ação para que as políticas públicas sejam alcançadas”, explicou o subsecretário de Planejamento e Monitoramento Estratégico, Alberto Barreto.
Para o secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, é papel da Seplan atuar na moderação e engajamento das secretarias e órgãos estaduais na elaboração de seus mapas estratégicos.
“A ideia é que possamos contribuir com a definição dos objetivos estratégicos e também do portfólio de projetos que irá definir as ações para o próximo período. Se nós esperamos fortalecer as políticas da juventude, é fundamental não apenas que o Conselho Estadual, mas também a Superintendência de Juventude possa ter como referência quais são as principais ações que nós devemos realizar”, afirmou.
Na ocasião, Julio Filgueira apresentou palestra sobre o papel do planejamento estratégico no fortalecimento do Conselho de Juventude, e enfatizou a importância da implementação do Modelo de Governança Estratégica Integrada (MGEI).
A iniciativa reuniu conselheiros e conselheiras do Conselho Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, além de membros do Governo do Estado, para debater o papel estratégico da atuação do colegiado na construção de políticas públicas para os jovens sergipanos.
A superintendente especial da Juventude, Anne Livianne, destacou a importância do alinhamento de projetos para a garantia dos direitos da juventude em Sergipe. “Reunir os conselheiros e conselheiras é mais do que um momento de planejamento, é uma reafirmação do nosso compromisso com a participação social e com a construção coletiva das políticas que impactam a vida dos jovens. A atuação do Conselho é estratégica para garantir direitos e transformar realidades. Estamos trabalhando para que a juventude sergipana seja protagonista das decisões que constroem o nosso estado”, ressaltou.
Mín. 18° Máx. 30°