A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação (Ceave), deu início nesta segunda-feira, 12, no auditório Professora Maria Hermínia Caldas, em Aracaju, a uma série de oficinas voltadas para a análise e apropriação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) 2024. As atividades seguem até o dia 16 de maio e envolvem setores de planejamento das diretorias Regionais de Educação (DREs), interlocutores da avaliação, serviços internos da Seed e secretarias municipais de educação.
Com foco na leitura pedagógica dos dados obtidos, as oficinas foram organizadas em três dias, de acordo com um cronograma que contempla diferentes diretorias e seus respectivos municípios. A proposta é fortalecer o uso dos resultados da avaliação como ferramenta para a melhoria da aprendizagem nas escolas públicas estaduais e municipais.
“A oficina de divulgação e apropriação dos resultados finais faz parte das ações executadas pelo Ceave. Os dados já foram divulgados, e esse é um momento de análise conjunta com as equipes. A ideia é que levem esse aprendizado para professores e coordenadores, e utilizem da melhor forma possível em suas escolas”, explicou a diretora da Ceave, Joniely Cruz.
O chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae), Alexandre Guimarães, destacou que o momento é estratégico para os territórios educacionais. “É importante porque essas informações servem de base para decisões pedagógicas e administrativas que impactam diretamente na qualidade do ensino”, afirmou.
A ação também foi bem avaliada pelos técnicos municipais e pelos diretores de planejamento das DREs. Para o diretor do Seplen da DRE 1, Antônio Neto, a oficina ajuda a dar sentido aos números. “Ela nos permite compreender o que precisa ser melhorado para o próximo Saese”, avaliou.
Já o secretário municipal de Educação de Santa Luzia do Itanhi, Robson Cledson, considerou a iniciativa essencial para identificar fragilidades e orientar intervenções pedagógicas. “As oficinas ajudam as secretarias a entenderem os dados e a trabalharem com base neles”, pontuou.
O técnico da Semed na DEA, Henrique Barreto, reforçou que a ação reflete o trabalho contínuo de toda a rede pública. “Os resultados das proficiências no tempo de ensino-aprendizagem da rede municipal permitem acompanhar a evolução dos estudantes”, concluiu.
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