Terça, 13 de Maio de 2025
18°

Tempo limpo

Caruaru, PE

Saúde Sergipe

Secretaria de Estado da Saúde reforça compromisso com atendimento a pacientes com doenças raras

Novos profissionais geneticistas serão contratados para assegurar serviço

12/05/2025 às 19h53
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Atendimentos vão acontecer no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino. Foto: Thiago Santos
Atendimentos vão acontecer no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino. Foto: Thiago Santos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nesta segunda-feira, 12, de mais uma audiência no Ministério Público Federal (MPF) com o objetivo de assegurar aos pacientes a continuidade de acesso às consultas com médicos geneticistas. No dia 7 de abril deste ano, foi firmado um contrato com o Hospital Universitário de Lagarto (HUL) para a realização de 50 consultas mensais na especialidade. No entanto, a unidade suspendeu os atendimentos e, portanto, não está cumprindo com o quantitativo estabelecido no contrato.
 
Diante da sensibilidade do tema e da urgência em garantir assistência a esses pacientes, o secretário da SES, Cláudio Mitidieri, autorizou a abertura de credenciamento para contratação de profissional geneticista que realizará atendimentos no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV), promovendo a descentralização do serviço. 
 
“Sabemos que se trata de uma pauta delicada e estamos empenhados em buscar soluções efetivas. Além do contrato firmado com o HUL, a abertura de credenciamento para o CER IV é mais uma estratégia para garantir que o Estado atenda à demanda dos pacientes que precisam desse acompanhamento especializado”, afirmou o secretário Cláudio Mitidieri.

Estratégias

Para garantir o atendimento adequado aos pacientes com doenças raras,  serão ofertadas duas vagas para profissionais geneticistas no Concurso Público da SES, que será realizado no dia 1º de junho de 2025. Além disso, há um grupo de trabalho entre a SES e a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, dedicado à implementação de um serviço de referência para doenças raras no Hospital Universitário da capital sergipana, para buscar  oferecer um atendimento mais especializado e acessível aos pacientes com doenças raras.

Continua após a publicidade
Anúncio
Audiência pública no MPF. Foto: Flávia Pacheco
Audiência pública no MPF. Foto: Flávia Pacheco
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.