A Empresa Paraibana de Pesquisa Extensão Rural e Rural e Regularização Fundiária (Empaer) finalizou a construção de uma barragem subterrânea no sítio Baixa Verde, localizado no município de Queimadas, no Agreste paraibano. A ação é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap-PB, com a Prefeitura Municipal.
A barragem subterrânea é uma técnica milenar que possui baixo custo e eficácia. Para a construção do equipamento, é necessária a escavação da área escolhida, que precisa ser adequada para o armazenamento da água. Outro item fundamental, é a lona para ser colocada após a escavação, responsável pelo barramento da água no solo. A tecnologia proporciona a rentabilidade de produções agrícolas todo o ano.
A barragem fica na terra do agricultor Eduardo Gomes, que produz milho, feijão e volumosos para a alimentação animal. Além disso, ele trabalha a bovinocultura. O produtor rural ressaltou que essa barragem será fundamental para aumentar a produtividade e proporcionar a rentabilidade das atividades. “Essa barragem, além de aumentar nossa produção, nos dará melhor qualidade de vida”, afirmou.
De acordo com o extensionista rural da Empaer Ricardo Pereira - responsável pela implementação da barragem - a construção geralmente demora entre um e dois dias, “mas isso depende da área que será escavada”, explicou. Na área do agricultor Eduardo Gomes, por exemplo, devido aridez do solo, a implementação e a finalização foram realizadas em dois dias.
Sobre a participação da Empaer no apoio à agricultura familiar, o vice-prefeito do Município, Ricardo Lucena Filho, afirmou que tem sido fundamental com o apoio técnico qualificado. “A agricultura familiar, através dos projetos assessorados pela Empaer, auxilia, sustenta e atinge bons resultados. A exemplo disso, temos a construção dessa barragem aqui no nosso município”, comentou.
A extensionista rural da Empaer, no Município, Vitória Vitor, enfatizou a aceitação dos agricultores para a mudança nas produções agrícolas através dessa tecnologia. “O agricultor Eduardo Gomes é um exemplo disso, sempre à procura do acesso às políticas públicas para a inovação no campo”, ressaltou.
Mín. 18° Máx. 31°