Os investimentos administrados pelo Governo do Estado têm surtido efeitos em diversos setores da economia, entre eles, o da agricultura. Dados da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE, mostram que Sergipe cresceu 190% no valor bruto da produção agrícola, entre 2018 e 2023. O número coloca o estado entre os cinco com maior avanço proporcional na produção agrícola do país. Com essa performance, Sergipe demonstra que mesmo estados com menor território podem liderar em eficiência e expansão do agronegócio.
Recentemente, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já havia divulgados dados positivos da última safra, apresentando o estado como o maior em produtividade - quilos por hectare (kg/ha) - na produção nacional de grãos de 2024. Outro estudo do Banco do Nordeste (BNB), divulgado em 2025, constata maior crescimento na produção de leite na região Nordeste. Todos estes dados demonstram que tanto a agricultura quanto a pecuária estão em franco crescimento no estado de Sergipe.
Para o secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, essa evolução é fruto de sucessivos ganhos de produtividade decorrentes de investimentos em tecnologia, políticas públicas e de muita dedicação dos produtores rurais. “Esse crescimento pode ser verificado, por exemplo, na produção de milho, laranja, leite, coco e até mesmo mandioca. Não tenho dúvidas de que nosso setor agropecuário vai crescer muito mais, pois investimentos importantes estão sendo feitos pelo Governo de Sergipe, a exemplo da ‘Adutora do Leite’”, pontua.
Ainda na avaliação do secretário da Agricultura, o governo tem investido e fomentado as principais atividades produtivas, além dos investimentos dos próprios produtores. Conforme dados da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), no setor agrícola, já foram investidos pelo Governo, nos últimos três anos (2023 a 2025), cerca de R$ 13 milhões na compra e distribuição de sementes de milho, arroz, laranja e palma forrageira para os agricultores familiares, por meio do Programa Sementes do Futuro. A agricultura irrigada também tem recebido reforço, com investimento de mais de R$ 2 milhões, na manutenção elétrica, mecânica ou substituição de motores e bombas e dos seis perímetros irrigados em 2023 e 2024.
Outro destaque feito pela Seagri é em relação ao setor leiteiro. Através do apoio do Governo de Sergipe, os produtores recebem orientação técnica, ações de inseminação artificial, sanidade animal com vacinação gratuita, incentivo à produção e beneficiamento do leite e ao escoamento, com a melhoria das estradas e compra de alimentos da agricultura familiar, além de crédito rural por meio do Banese.
Mín. 18° Máx. 31°