Segunda, 05 de Maio de 2025
28°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Geral Paraíba

Artesãs paraibanas participam de capacitação em Portugal, a partir desta segunda-feira

Três artesãs bordadeiras da Paraíba participam, a partir desta segunda-feira (5), de mais uma grande oportunidade de capacitação e inovação: a Ofi...

05/05/2025 às 12h33
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Três artesãs bordadeiras da Paraíba participam, a partir desta segunda-feira (5), de mais uma grande oportunidade de capacitação e inovação: a Oficina Entre Fios – vidas e memórias bordando a criatividade oferecida pela cidade portuguesa de Castelo Branco e destinada a bordadeiras do mundo inteiro, desde que suas cidades façam parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, exigência que João Pessoa atende. O convite foi estendido para os municípios de Alagoa Nova e Juarez Távora por conta da referência que a Paraíba tem sido no segmento. A oficina será concluída na próxima sexta-feira (9).

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins celebrou mais esta conquista para o artesanato produzido no Estado. “Essa celebração se dá por dois grandes motivos. Em primeiro lugar, é mais uma oportunidade que as nossas bordadeiras têm; oportunidade de inovar, de oferecer cada vez mais um produto de qualidade, justamente por respeitar a tradição. Em segundo lugar, essa capacitação vem ao encontro do que já fazemos, que é qualificar o nosso artesão, a nossa artesã. É um exemplo disso são as oficinas que estão sendo oferecidas aos artesãos, já para o Salão do Artesanato que será realizado, em junho, em Campina Grande”, comentou.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, pasta à qual o PAP é vinculado, destacou a importância de mais esta capacitação para o artesanato paraibano. “Essa capacitação oferecida pela cidade de Castelo Branco é uma grande oportunidade de troca de experiências, já que estão aqui bordadeiras do mundo inteiro. Também é um grande momento para as nossas bordadeiras se qualificarem ainda mais, processo que vem sendo intensificado desde a primeira gestão do governador João Azevêdo. Entre tantos bons resultados dessa iniciativa, a aceitação do nosso artesanato, seja nos dois Salões que realizamos ou seja em feiras fora do nosso Estado”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, a capacitação das bordadeiras paraibanas em Castelo Branco é mais um grande resultado da filosofia seguida pelo Programa do Artesanato Paraibano: a de que os bons se encontram. “Primeiro, temos a liderança e a iniciativa política do governador João Azevêdo de acreditar no artesanato paraibano, da nossa primeira-dama e presidente de Honra, Ana Maris Lins, ambos filhos de artesãos. E, nesse contexto, forma-se toda uma rede de grandes parceiros, como o Sebrae-PB, o Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo, o nosso Labin, que é resultado de uma parceria efetiva entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa e nossas universidades”, completou.

Jucieux Palmeira, gestor do Artesanato do Sebrae-PB, destacou a importância de mais esta parceria para que fosse possível a ida das artesãs paraibanas a Castelo Branco. “O Sebrae-PB acredita no empreendedorismo e tem um grande orgulho em estar mais nesta parceria para qualificar nossas bordadeiras, uma tipologia tão simbólica para o artesanato paraibano. Não tenho dúvidas de que elas vão aprender, vão ensinar, já que somos também referência, e ainda vão voltar e replicar tudo o que aprenderam com os artesãos locais”, observou.

Privilégio paraibano - Existem cerca 2,5 milhões de cidades no mundo inteiro, sendo que apenas 350 são consideradas criativas pela Unesco fazem parte da UCCN (Unesco Criative Cities Network) — a Rede de Cidades Criativas.

Continua após a publicidade
Anúncio

No Brasil, são 5.570 municípios, dos quais apenas 14 são reconhecidos criativas pela Unesco. João Pessoa é a única do segmento do Artesanato e Arte Popular fazendo parte de um grupo muito seleto.

A artesã Antônia do Nascimento, do município de Juarez Távora, foi enfática ao descrever a alegria: “Para mim é uma alegria muito grande, porque eu nunca pensei em sair do País. Hoje estou representando minha cidade de Juarez Távora e o meu Brasil no estrangeiro. Só tenho a agradecer a Deus e a todos os parceiros envolvidos que nos ajudaram a realizar esse sonho! Agradecer ao governador João Azevêdo, a primeira-dama Ana Maria Lins e ao Sebrae”, destacou.

Sentimento compartilhado por Eurídice Honorato, de Alagoa Nova. “O nosso bordado tradicional de Alagoa Nova está sendo demonstrado para muitas amigas bordadeiras de vários lugares do mundo. E eu também estou aprendendo muita coisa nova. Estou muito feliz e espero até sexta feira ainda repartir muitos pontos. Uma experiência como essa não tem preço. Só gratidão”, comemorou.

A representante de João Pessoa é a artesã Laisa Pereira. “Participar de um evento desse é uma grande conquista, não só pessoalmente, mas também como uma representante das bordadeiras da minha cidade e do meu estado. É uma oportunidade de dar visibilidade ao bordado paraibano, valorizar o artesanato como forma de expressão cultural e abrir caminhos para que mais artistas locais possam ocupar esses espaços no futuro”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.