Segunda, 05 de Maio de 2025
23°

Parcialmente nublado

Caruaru, PE

Geral Sergipe

Secult realiza visita técnica ao Teatro Tobias Barreto

A equipe técnica e os secretários da Secult visitaram o local para dialogar, tanto com a equipe administrativa do espaço, como também com a Orquest...

05/05/2025 às 15h46
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Secretários com a equipe da Orquestra Sinfônica de Sergipe/ Foto: Ascom Secult
Secretários com a equipe da Orquestra Sinfônica de Sergipe/ Foto: Ascom Secult

As unidades administrativas culturais que fazem parte do Estado e que incentivam o fazer artístico são variadas. Algumas delas estão vinculadas à Secretaria Especial da Cultura (Secult) de Sergipe, como o Teatro Tobias Barreto. Na manhã desta segunda-feira, dia 5, representantes da Secult reuniram-se com o Teatro, para alinhamento da gestão cultural. 

Participaram do diálogo de gestão os secretários especial e executivo da Secult, Valadares Filho e Irineu Fontes, respectivamente; equipe técnica e o diretor do Teatro, Kennedy Fonseca. Além deles, a equipe da Secult também reuniu-se com integrantes da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse).

Na ocasião, foram apresentadas as funções administrativas em funcionamento no espaço, além melhorias ocorridas, como também novas necessidades. Segundo Valadares Filho, as visitas às unidades culturais servem para conhecer os espaços de forma técnica, além de entender suas demandas. “Fizemos uma visita técnica ao Teatro, junto à equipe da Secult, aos que administram o espaço, para ver as necessidades, entender o que já é feito e os planejamentos”, pontua.

Continua após a publicidade
Anúncio

Orquestra Sinfônica de Sergipe

A Orsse é considerada patrimônio cultural de Sergipe, que completa 40 anos de existência este ano, com a presença de 55 músicos em sua composição e quatro pessoas no setor administrativo. 

Continua após a publicidade
Anúncio

“Daremos um novo olhar para o trabalho que a Orquestra realiza. O espaço dela, os instrumentos, a análise dos editais para que possam abarcar questões específicas de manutenção da Orquestra. Precisamos que a Orsse seja mais eficaz em atrair mais pessoas, em seu público, e para isso necessita do cuidado, de atenção”, explica o secretário executivo Irineu Fontes.

De acordo com a chefe administrativa da Orquestra, Raquel Amado, o apoio da Secult é significativo. “Já tínhamos um diálogo com a Funcap, mas, com a chegada da Secult, sabemos que estamos juntando esforços, sempre para somar, para a orquestra estar em um patamar maior. Tê-los aqui, Valadares e Irineu, no Teatro, vendo as condições dos instrumentos, que são Patrimônio do Estado, conhecer a comissão dos músicos, de como eles estão trabalhando, é muito significativo”, comenta.

Para comemorar os 40 anos em maio, a Orsse apresenta três concertos comemorativos durante o mês. “No dia 15, teremos um concerto juntos um corpo de balé, então será emocionante. No final do mês, estamos planejando mais dois concertos com artistas sergipanos, pois a Orsse fala sobre isso, da relação do sergipano com a música e a cultura sergipana”, finaliza Raquel.
 

Reunião Secult/SE com o Teatro Tobias Barreto/ Foto: Ascom Secult
Reunião Secult/SE com o Teatro Tobias Barreto/ Foto: Ascom Secult
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.