A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participou, nesta quinta-feira (1º), do IV Encontro de Aquicultores do Piauí, realizado no município de Madeiro, no norte do estado. Durante o evento, foram entregues 10 kits de pesca, compostos por uma grade, um pulsar, uma tarrafa, uma balança e um kit para análise da água. O apoio da SAF para a aquisição dos equipamentos e para a organização do evento somou cerca de R$ 50 mil.
A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou que, além da entrega dos kits, foi realizado o cadastramento de piscicultores da região para a elaboração de um diagnóstico das características da produção local. O objetivo é direcionar melhor as políticas públicas voltadas ao setor.
“A SAF vem apoiando os piscicultores do estado do Piauí, realizando, inclusive, um cadastramento aqui no Território dos Cocais durante o evento, para que possamos entender a realidade da piscicultura e, assim, definir melhor as nossas políticas públicas”, ressaltou a gestora.
O piscicultor Francisco Sales foi um dos beneficiados com o kit de despesca. Ele contou que possui um tanque de produção e que já planejava construir os equipamentos necessários.
“Estou muito feliz. Eu pensava até em construir esse equipamento e, felizmente, fui sorteado. Estou maravilhado! Com essas peças, vou conseguir pescar o peixe, fazer a pesagem e acompanhar se ele está se desenvolvendo de acordo com a ração ou não”, celebrou o produtor.
Apoio à piscicultura
A SAF vem fortalecendo a aquicultura e a piscicultura por meio de diversas ações, como a distribuição de alevinos, que beneficiou mais de 1,7 mil famílias em 2024, além do subsídio na conta de energia elétrica e da aquisição de peixes por meio do Programa de Alimentação Saudável (PAS) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Também estão em construção duas unidades de beneficiamento nos municípios de Demerval Lobão e Barras.
Mín. 17° Máx. 31°