Domingo, 13 de Abril de 2025
26°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Educação Educação

Seduc na Bienal: programação de quinta teve lançamentos de obras estudantis e pedagógicas

A Secretaria da Educação (Seduc) tem marcado presença na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará. Nesta quinta-feira (10), foi dada sequência à p...

11/04/2025 às 16h58
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Secretaria da Educação (Seduc) tem marcado presença na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará. Nesta quinta-feira (10), foi dada sequência à programação especial idealizada pela instituição para ocorrer no evento. A agenda do dia contemplou, entre outras atividades, uma roda de debate e troca de experiências entre estudantes, o lançamento de uma coletânea de redações escritas por alunos da rede estadual e a apresentação de publicações voltadas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Durante a manhã foi realizada a mesa-redonda Chamas do Conhecimento, com a participação de estudantes e professores que integraram edições da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE). Foram compartilhadas experiências, estratégias de participação e registros fotográficos das trajetórias dos grupos nas competições.

À tarde, os autores das 23 redações vencedoras do último Concurso de Redação Enem Chego, Junto Chego a 1.000, representantes da cada uma das 23 Regionais de Educação do Ceará, junto com seus professores orientadores, reuniram-se na Arena Henriqueta Galeno para o lançamento da Coletânea do Concurso de Redações Enem Mix 2024.

Continua após a publicidade
Anúncio

A obra reúne as produções textuais premiadas, valorizando o talento e a dedicação dos jovens escritores cearenses, que por meio da vivência puderam aprimorar o senso crítico e a capacidade de ler o mundo em seus diversos aspectos. O concurso é uma ação estratégica, que faz parte do Programa Enem Mix, com foco na motivação e na preparação dos alunos da rede estadual para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação conta com a parceria da Fundação Demócrito Rocha.

Superação

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Continua após a publicidade
Anúncio

Antônio Eduardo Alves, de 18 anos, é ex-aluno da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) José Victor Fontenelle Filho, em Viçosa do Ceará. Com o resultado positivo que teve no Enem, o jovem foi aprovado para a Universidade Federal do Ceará (UFC), assim como para o Instituto Federal do Ceará (IFCE), no curso de Engenharia Civil, mas optou por fazer a mesma graduação numa instituição privada da Serra da Ibiapaba, para a qual obteve bolsa de estudos. A participação no certame do Enem Mix contribuiu para que conquistasse a vaga no Ensino Superior.

“Considero que o concurso foi uma questão de superação pessoal. Não gostava de escrever. No início do ano letivo, cheguei a zerar uma redação. Mas no decorrer do ano fui treinando e melhorando, tendo chegado à nota de 940 na prova do Enem, além de ter ficado entre os melhores do Enem Mix. O importante é não desistir e treinar sempre. A participação no concurso me incentivou a escrever, e essa experiência será muito importante daqui pra frente, pois pretendo elaborar artigos e publicações para congressos na faculdade. A escrita me permitirá crescer como profissional”, avalia.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Thiciane Magalhães, de 17 anos, concluiu a educação básica na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, em Iracema. Hoje cursando Fonoaudiologia na Universidade de Fortaleza (Unifor), a jovem considera gratificante ver o esforço sendo recompensado e premiado.

“É um concurso muito enriquecedor, que ajuda os alunos a entenderem a importância da redação, do ensino e da educação como um todo. Treinar o texto dissertativo-argumentativo abre a nossa visão para o mundo, nos ajuda a não ficar com o pensamento tão limitado à nossa própria realidade, e assim podemos ser pessoas melhores. Meu sentimento é de gratidão por ter meu nome assinado nesse livro, que representa um marco na minha vida, fruto de muito esforço”, frisa.

O secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, enaltece a construção coletiva da obra e o protagonismo exercido pelos estudantes. O gestor destaca, ainda, o simbolismo de apresentar o trabalho dentro da Bienal.

“Temos autores de cada uma das nossas Regionais, e agradeço pela trajetória que estabelecemos. São jovens de 17, 18 e 19 anos, que se destacaram durante a jornada de preparação para o Enem. Ao longo do concurso de redação no ano passado, recebemos cerca de 68 mil produções textuais, das quais quase 16 mil foram sobre o tema sorteado. A Bienal do Livro é uma oportunidade significativa, pois é muito representativa da liberdade humana de pensar, criar e construir o mundo”, ressalta.

Fortalecimento do regime de colaboração

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A programação do dia também contemplou ações voltadas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Houve o lançamento de importantes publicações pedagógicas, como a Revista CEnários: Aprendizagem e Formação no Ensino Fundamental; o Caderno de Eletivas para as Redes Municipais; o material do Projeto Caminhar; a obra Jornada de Tempo Integral: Um caminho para a Educação Infantil no Estado do Ceará (COEPS/CADIN); e o 2º Edital do Concurso Literário Infantojuvenil Paic Prosa e Poesia.

A secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace, enaltece o papel que as obras exercem no aprimoramento do regime de colaboração mantido no Ceará, com o objetivo de fazer a educação de qualidade chegar a todos.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“O edital do Concurso Literário, pela primeira vez, inclui o público do 6º ao 9º ano do Fundamental, o que representa um avanço para o incentivo ao hábito da leitura entre os jovens. O Projeto Caminhar, por sua vez, traz um conjunto de sequências didáticas voltadas aos professores de 7º, 8º e 9º anos. Já o Caderno de Eletivas abriu espaço a todos os professores da rede municipal, para que submetessem suas eletivas a uma curadoria, que se transformou num cardápio de componentes curriculares. A Jornada de Tempo Integral vai levar orientações aos municípios para o desenvolvimento da Educação Infantil em tempo integral, olhando tanto para os espaços como para os processos pedagógicos. Por fim, a Revista Cenários publicará artigos e relatos de experiências relacionados ao regime de colaboração, feitos pelos próprios professores que desenvolverem ações exitosas”, explica.

A tarde contou, ainda, com a mesa-redonda Mulheres Artistas e o processo de criação literária para crianças, promovendo o diálogo sobre a produção literária voltada ao público infantojuvenil.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.