Domingo, 13 de Abril de 2025
26°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Educação Educação

2º dia do Seminário de Diretores traz agenda focada no desenvolvimento da gestão escolar

O segundo dia do Seminário de Diretores 2025 – Gestão Escolar para Equidade: Transformar as Aprendizagens e Reduzir as Desigualdades da Educação do...

10/04/2025 às 17h03
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O segundo dia do Seminário de Diretores 2025 – Gestão Escolar para Equidade: Transformar as Aprendizagens e Reduzir as Desigualdades da Educação do Ceará, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc), com o apoio do Instituto Unibanco, foi marcado por uma programação ampla, voltada ao desenvolvimento da gestão escolar, nesta quinta-feira (10). O encontro ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, tendo iniciado na última quarta-feira (9), e contou com a participação de todos os diretores das unidades de ensino da rede estadual, além de coordenadores das Regionais e da Seduc-sede, num público de cerca de 1.000 pessoas.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, participou da abertura das atividades do dia, junto com a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel, e a gerente de Implementação de Programas e Projetos Educacionais do Instituto Unibanco, Mirela de Carvalho.

“Que a gente possa, constantemente, olhar para as necessidades dos nossos jovens, de modo que eles acreditem na escola. Vamos fazer com que a escola seja cada vez mais encantadora, acolhedora, inclusiva. Um espaço em que todos os jovens, professores e colaboradores sintam-se bem. A liderança de cada diretor é o que faz a diferença. É por meio do diretor que as políticas públicas chegam ao ambiente de ensino e aprendizagem. Por isso, é importante termos o senso de responsabilidade com relação aos resultados, lembrando que não falamos apenas de ranqueamento, mas de não deixar nem um aluno para trás, tendo como meta que 100% dos estudantes aprendam. O Circuito de Gestão promovido pelo Instituto Unibanco nos desafia agora a refazer a rota, sempre mantendo o foco na boa gestão”, ressalta.

Continua após a publicidade
Anúncio

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ada Pimentel enaltece o papel dos diretores para o sucesso do processo educacional nas escolas. “Devemos reconhecer a importância da nossa história. Rever a trajetória com seus percalços, dificuldades e superações. A responsabilidade e o convívio com a juventude, nestes ‘tempos líquidos’, é uma oportunidade de aprendizagem para nós. O Conselho Estadual de Educação, que fez 75 anos de existência, está à disposição dos diretores da rede pública estadual, a quem admiro e incentivo. Queremos que cada um dos alunos encontre a felicidade de ser uma pessoa plena e integral, formada para a cidadania. Essa é a nossa principal missão”, enfatiza.

Continua após a publicidade
Anúncio

Mirela de Carvalho relembra que a trajetória de parceria entre o Instituto Unibanco e a Seduc iniciou em 2012, e que ao longo dos anos foi construído um modelo único de atuação, reformulado a partir das necessidades, conforme a realidade do estado do Ceará.

“Adaptamos o projeto para aquilo que fazia sentido para a gestão cearense. A Secretaria foi se organizando e hoje podemos dizer que está completamente madura e apropriada das ferramentas e metodologias que a gente no passado trouxe, tendo inovado e aperfeiçoado o trabalho, criando o circuito de gestão cearense. Nós, do Instituto Unibanco, vemos esse momento como um novo começo, uma nova fase, em que poderemos trabalhar outros aspectos da gestão, que vão ajudar o Ceará a seguir nessa rota de sucesso”, expõe.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Durante a manhã, o destaque foi para a palestra “Novas ferramentas de gestão e políticas públicas para recomposição das aprendizagens”, ministrada pela secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, e por Mirela de Carvalho.

A mostra tratou, entre outros tópicos, sobre a empatia e a sensibilidade necessárias à gestão escolar para tratar dos desafios enfrentados pelos alunos, além da compreensão sobre as desigualdades e sobre o espaço de oportunidade que a escola deve ser, com a priorização de demandas para a conquista de avanços.

Ao longo da tarde, o público se dividiu para acompanhar três mesas de discussão que ocorreram simultaneamente: “Métodos e Práticas de Gestão”; “Desenvolvimento Profissional”, e “Dados e Análises para Decisão”.

O diretor da Escola Indígena Anacé Joaquim da Rocha Franco, situada em Caucaia, Marcelo Anacé, participou pela primeira vez do Seminário de Diretores e valorizou a oportunidade de acompanhar a programação, assim como poder trocar experiências com diretores de escolas de outras modalidades.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Foi uma experiência bem rica, porque abrangeu temas que estão presentes na nossa realidade. Os conhecimentos que trabalhamos aqui se fazem necessários para agregarmos à nossa prática. Precisamos administrar levando em conta todos os tipos de pessoas, todas as raças, e esses valores são importantes para o acolhimento. Os alunos precisam ter a consciência de que somos todos iguais, temos os mesmos direitos e deveres. Além disso, encontrar com nossos colegas diretores proporciona uma troca importante. Buscamos aproveitar para conhecer e agregar outras experiências ao nosso trabalho”, enfatiza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.