O segundo dia do Seminário de Diretores 2025 – Gestão Escolar para Equidade: Transformar as Aprendizagens e Reduzir as Desigualdades da Educação do Ceará, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc), com o apoio do Instituto Unibanco, foi marcado por uma programação ampla, voltada ao desenvolvimento da gestão escolar, nesta quinta-feira (10). O encontro ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, tendo iniciado na última quarta-feira (9), e contou com a participação de todos os diretores das unidades de ensino da rede estadual, além de coordenadores das Regionais e da Seduc-sede, num público de cerca de 1.000 pessoas.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, participou da abertura das atividades do dia, junto com a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel, e a gerente de Implementação de Programas e Projetos Educacionais do Instituto Unibanco, Mirela de Carvalho.
“Que a gente possa, constantemente, olhar para as necessidades dos nossos jovens, de modo que eles acreditem na escola. Vamos fazer com que a escola seja cada vez mais encantadora, acolhedora, inclusiva. Um espaço em que todos os jovens, professores e colaboradores sintam-se bem. A liderança de cada diretor é o que faz a diferença. É por meio do diretor que as políticas públicas chegam ao ambiente de ensino e aprendizagem. Por isso, é importante termos o senso de responsabilidade com relação aos resultados, lembrando que não falamos apenas de ranqueamento, mas de não deixar nem um aluno para trás, tendo como meta que 100% dos estudantes aprendam. O Circuito de Gestão promovido pelo Instituto Unibanco nos desafia agora a refazer a rota, sempre mantendo o foco na boa gestão”, ressalta.
Ada Pimentel enaltece o papel dos diretores para o sucesso do processo educacional nas escolas. “Devemos reconhecer a importância da nossa história. Rever a trajetória com seus percalços, dificuldades e superações. A responsabilidade e o convívio com a juventude, nestes ‘tempos líquidos’, é uma oportunidade de aprendizagem para nós. O Conselho Estadual de Educação, que fez 75 anos de existência, está à disposição dos diretores da rede pública estadual, a quem admiro e incentivo. Queremos que cada um dos alunos encontre a felicidade de ser uma pessoa plena e integral, formada para a cidadania. Essa é a nossa principal missão”, enfatiza.
Mirela de Carvalho relembra que a trajetória de parceria entre o Instituto Unibanco e a Seduc iniciou em 2012, e que ao longo dos anos foi construído um modelo único de atuação, reformulado a partir das necessidades, conforme a realidade do estado do Ceará.
“Adaptamos o projeto para aquilo que fazia sentido para a gestão cearense. A Secretaria foi se organizando e hoje podemos dizer que está completamente madura e apropriada das ferramentas e metodologias que a gente no passado trouxe, tendo inovado e aperfeiçoado o trabalho, criando o circuito de gestão cearense. Nós, do Instituto Unibanco, vemos esse momento como um novo começo, uma nova fase, em que poderemos trabalhar outros aspectos da gestão, que vão ajudar o Ceará a seguir nessa rota de sucesso”, expõe.
Durante a manhã, o destaque foi para a palestra “Novas ferramentas de gestão e políticas públicas para recomposição das aprendizagens”, ministrada pela secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, e por Mirela de Carvalho.
A mostra tratou, entre outros tópicos, sobre a empatia e a sensibilidade necessárias à gestão escolar para tratar dos desafios enfrentados pelos alunos, além da compreensão sobre as desigualdades e sobre o espaço de oportunidade que a escola deve ser, com a priorização de demandas para a conquista de avanços.
Ao longo da tarde, o público se dividiu para acompanhar três mesas de discussão que ocorreram simultaneamente: “Métodos e Práticas de Gestão”; “Desenvolvimento Profissional”, e “Dados e Análises para Decisão”.
O diretor da Escola Indígena Anacé Joaquim da Rocha Franco, situada em Caucaia, Marcelo Anacé, participou pela primeira vez do Seminário de Diretores e valorizou a oportunidade de acompanhar a programação, assim como poder trocar experiências com diretores de escolas de outras modalidades.
“Foi uma experiência bem rica, porque abrangeu temas que estão presentes na nossa realidade. Os conhecimentos que trabalhamos aqui se fazem necessários para agregarmos à nossa prática. Precisamos administrar levando em conta todos os tipos de pessoas, todas as raças, e esses valores são importantes para o acolhimento. Os alunos precisam ter a consciência de que somos todos iguais, temos os mesmos direitos e deveres. Além disso, encontrar com nossos colegas diretores proporciona uma troca importante. Buscamos aproveitar para conhecer e agregar outras experiências ao nosso trabalho”, enfatiza.
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