Em alusão aos dias Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, ambos comemorados em 28 de abril, a Prefeitura de Praia Grande deu início, nesta segunda-feira (7), a uma semana intensa de conscientização sobre o tema.
O evento promovido pela Secretaria de Administração (Sead), por meio da Divisão de Treinamento e Capacitação, em parceria com a Seção de Segurança no Trabalho, trará uma série de palestras para servidores municipais a respeito do assunto, no Auditório Jornalista Roberto Marinho (localizado na Rua José Borges Neto, 50, no Bairro Mirim). A primeira delas aconteceu nesta segunda e abordou diferentes dicas de uma alimentação saudável no ambiente profissional.
Entre elas estavam orientações de como identificar os tipos de alimentos disponíveis no mercado e as diferenças entre cada um. Quem trouxe mais detalhes sobre isso foi a nutricionista Renata Lucats. Segundo ela, há três tipos de alimentos: os naturais, os processados e os ultra processados. “Com o passar do tempo, o consumo de produtos processados e ultra processados cresce a cada dia, refletindo no aumento de diferentes problemas de saúde para as pessoas, como colesterol, diabetes, hipertensão, obesidade, entre muitas outras doenças causadas devido ao alto consumo de açúcar, gordura, sódio e outros ingredientes presentes em itens industrializados”.
Já a nutricionista Vanessa Rodrigues destacou as melhores formas de se fazer a escolha dos alimentos de maneira correta. Para ela, é importante ficar de olho nos rótulos dos produtos e nas informações nutricionais de cada um. “Outra dica neste sentido é evitar aqueles que tem ingredientes com nomes muito difíceis ou desconhecidos, assim como ficar atento à ordem em que eles aparecem. Normalmente, as informações nutricionais são destacadas em ordem decrescente no rótulo, o que significa que os ingredientes que ficam na parte de cima estão em maior quantidade e os de baixo em menor”.
Por fim, a também nutricionista Giovanna Prudêncio ressaltou técnicas de como montar um prato saudável. “Uma alimentação saudável deve ser variada e colorida. Em casos de almoço ou jantar, por exemplo, o recomendado é que 50% do prato seja composto por verduras e legumes, 25% por carboidratos e 25% por proteínas. Quando o assunto for lanches, contar com uma opção de fruta também ajuda bastante”.
Programação –A Semana de Conscientização e Prevenção a Saúde e Segurança no Trabalho segue com debates sobre o assunto até sexta-feira (11). Confira abaixo a programação restante e os links para inscrição:
Palestra "Segurança no Trânsito"
Data: 08/04 (terça-feira)
Horário: 9h30 às 11h30
Link para inscrição: https://bit.ly/abrilverde2025-2
Palestra "Segurança no Trânsito"
Data: 08/04 (terça-feira)
Horário: 14h30 às 16h30
Link para inscrição: https://bit.ly/abrilverde2025-3
Palestra "Primeiros Socorros"
Data: 09/04 (quarta-feira)
Horário: 9h às 12h
Link para inscrição: https://bit.ly/abrilverde2025-4
Palestra "Obesidade: o perigo invisível para o coração. Você está correndo este risco? "
Data: 10/04 (quinta-feira)
Horário: 9h30 às 11h
Link para inscrição: https://bit.ly/abrilverde2025-5
?Palestra "Prevenção de Quedas, Choques Elétricos e Incêndios"
Data: 11/04 (sexta-feira)
Horário: 9h às 12h
Link para inscrição: https://bit.ly/abrilverde2025-6
Mín. 18° Máx. 31°